FIESC defende concessão da Aduana Integrada de Dionísio Cerqueira

Iniciativa visa superar as limitações estruturais que impedem o pleno atendimento das demandas pelos serviços de liberação de cargas; entidade discutirá o tema com a Secretaria da Fazenda e com exportadores e importadores

Florianópolis, 30.7.2020 – A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) vai debater com a Secretaria da Fazenda e com exportadores e importadores uma solução para as limitações da Aduana Integrada de Dionísio Cerqueira. O anúncio foi feito pelo presidente da Federação, Mario Cezar de Aguiar, que esteve em visita ao local nesta quinta-feira (30). “Esperamos que brevemente haja uma concessão para que a iniciativa privada possa explorar a Aduana” disse Aguiar, defendendo um antigo pleito regional e que daria vazão à crescente demanda pelos serviços aduaneiros na região limítrofe entre Santa Catarina e Paraná com a Argentina. A capacidade atual de atendimento é de 1,3 mil caminhões mensais, mas já chegou a ser de 2,2 mil.

Aguiar e o vice-presidente da FIESC para o Extremo Oeste, Astor Kist, foram recebidos pelo delegado da Alfândega Valter Solon Durigon. Acompanhado pelo diretor de educação e tecnologia da FIESC, Fabrizio Machado Pereira, o presidente da Federação das Indústrias está em viagem às regiões Oeste e Extremo Oeste de Santa Catarina, para discutir projetos e demandas do setor empresarial. Na quarta à noite, mantiveram encontro com presidentes de sindicatos industriais em São Miguel do Oeste. Nesta quinta, além da visita à Aduana Integrada, a comitiva esteve na Boniella Alimentos, em Guarujá do Sul, e na Móveis Incobel, em São José do Cedro.

“Santa Catarina tem uma indústria muito diversificada e isso não é diferente aqui no Extremo Oeste”, constatou Aguiar. “É uma realidade que dá uma sustentação econômica muito forte para a região, com vários segmentos”, observou.

Nesta sexta-feira (31), as atividades serão realizadas em Chapecó, envolvendo encontros com autoridades e empresários da região.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina