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FIESC defende análise técnica criteriosa para evitar colapso da BR-101

Em reunião do Fórum Parlamentar Catarinense em São José, na Grande Florianópolis, presidente da entidade destacou a responsabilidade de todos os envolvidos na decisão de atualização do contrato de concessão da BR-101

São José, 19.07.24 -  Com o objetivo de discutir a atualização do contrato de concessão do trecho norte da BR-101 e considerar possíveis obras de mobilidade ao longo da estrada que atravessa o estado de Norte a Sul, foi realizado nesta sexta-feira, 19 de julho, em São José, mais um encontro organizado pelo Fórum Parlamentar Catarinense. O evento reuniu dirigentes da Arteris Litoral Sul - empresa responsável pela infraestrutura do trecho da rodovia federal, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), além de parlamentares, prefeitos da Grande Florianópolis, entidades representativas e membros da comunidade da região. 

O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, enfatizou a responsabilidade conjunta na decisão de renovação do contrato de concessão do trecho norte da BR-101. "É crucial uma verificação técnica criteriosa para assegurar que as propostas tragam os benefícios necessários, evitando o colapso da rodovia até 2048. Precisamos antecipar necessidades de maneira proativa, evitando ações reativas como as quais lidamos hoje, para garantir maior eficiência logística e segurança para os usuários", afirmou.

Para aprofundar o debate, a FIESC encomendou um estudo técnico com o objetivo de estimar a progressão do tráfego e identificar as obras e investimentos necessários para atender ao crescimento da demanda nos próximos anos. "O estudo deverá ser concluído em um mês. No entanto, acredito que, mesmo com melhorias, a BR-101 não atenderá completamente à demanda em decorrência do forte ritmo de crescimento na região", observou Aguiar, sugerindo a construção de uma nova rodovia paralela. "Santa Catarina cresce acima da média nacional, especialmente em nosso litoral. Somos a sexta economia do país e o quinto estado que mais envia recursos para a União. Por isso, precisamos de uma infraestrutura que acompanhe esse potencial, evitando que a falta de estrutura impeça o desenvolvimento do nosso Estado", ressaltou.

O presidente da FIESC também questionou a ausência de um cronograma detalhado para a implementação das propostas, solicitou mais informações sobre a implantação do sistema free flow na rodovia e sugeriu a possibilidade de um pedágio variável. A ideia seria aplicar tarifas mais baixas em horários de menor fluxo, redistribuindo o tráfego ao longo do dia e melhorando a eficiência da via.

O assunto será retomado nesta segunda-feira, dia 22, quando a FIESC realiza reunião híbrida com a secretaria nacional de transporte rodoviário do Ministério dos Transportes. A secretária Viviane Esse fala sobre as obras previstas na readaptação dos contratos de concessão das BRs 101 e 116. O evento é organizado pelo Conselho Estratégico para Infraestrutura de Transporte e Logística Catarinense e também pela Câmara de Transporte e Logística da FIESC. 

Durante a reunião, o secretário de Infraestrutura de SC, Jerry Comper, apresenta a situação atual e as perspectivas do programa do governo de SC para a recuperação de rodovias estaduais, o Estrada Boa. O secretário faz um balanço das obras concluídas e em execução. 

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas

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