FIESC debate soluções em mobilidade elétrica em congresso na Capital

Reunião conjunta das câmaras de Smart Cities (cidades inteligentes) e Assuntos de Energia abre a programação do quarto Congresso Internacional de Mobilidade (Mobisul); participam do encontro o gerente de vendas da WEG, Harry Schmelzer Neto, e o gerente nacional de projetos da Intelbras, Fabricio Colle

Florianópolis, 25.4.2022 – A Federação das Indústrias (FIESC) promove nesta terça-feira (26), às 15h, reunião conjunta das câmaras de Smart Cities (cidades inteligentes) e Assuntos de Energia. O evento abre a programação do quarto Congresso Internacional de Mobilidade (Mobisul), evento gratuito que ocorre no campus do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), em Coqueiros. Veículos elétricos do SENAI e da WEG estarão expostos no evento, permitindo aos visitantes conhecer mais sobre a tecnologia utilizada nesse tipo de automóvel.

::: Inscreva-se para participar da reunião das Câmaras da FIESC.

Na reunião da FIESC, o engenheiro e gerente de vendas da WEG, Harry Schmelzer Neto, aborda energia solar distribuída e smart grid da companhia que é considerada referência quando o assunto é mobilidade elétrica. Fabricio Colle, gerente nacional de Projetos da Intelbras, apresenta soluções em energia solar desenvolvidas pela empresa. Aline de Oliveira, do grupo Fotovoltaica UFSC, fala sobre energia solar, armazenamento e hidrogênio verde.

O  IFSC também inaugura no dia 26 a usina de energia solar instalada nos prédios do campus e da Reitoria, a terceira mais potente do Estado em um único endereço com capacidade de geração de 370 kW de potência.

O pesquisador Giancarlo Marchesin, do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados, de Florianópolis, vai apresentar as aplicações de IA para identificação de modelos de negócio de veículos elétricos na quinta-feira (28), às 15h.

O coordenador do Instituto SENAI de Tecnologia em Mobilidade Elétrica e Energias Renováveis, de Jaraguá do Sul, Alexandre Araújo dos Santos, vai tratar dos desafios e oportunidades para a conversão elétrica em SC e no Brasil às 15h20. Na sequência, Luis Gonzaga Trabasso, pesquisador-chefe do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura e Processamento a Laser, de Joinville, fala sobre o desafio de retomar a produção de ímãs permanentes no Brasil.

Desde 2020, a FIESC conta com o Instituto da Indústria em Jaraguá do Sul (IST em Mobilidade Elétrica e Energias Renováveis), que leva o nome de Eggon João da Silva, em homenagem a um dos fundadores da WEG, que recebeu investimentos de mais de R$ 6,8 milhões. A estrutura oferece formações voltadas à energia solar, mobilidade e tração elétrica, além de pesquisa e desenvolvimento nestas áreas e consultoria em eficiência energética.

Na quarta feira (27), às 19h30, o diretor de e-Mobility e Sistemas Industriais da WEG, Valter Knihs, e também curador e mentor do Instituto da Indústria Eggon João da Silva, vai apresentar o tema Mobilidade Elétrica na plenária nacional.

>> Confira a programação completa do Congresso e inscreva-se.

O Congresso vai debater os desafios e oportunidades da mobilidade sustentável, com programação que se encerra no dia 28 e que contará com debates e apresentação de grandes empresas, universidades e entidades como Fundação Certi e Acate (Vertical Energia).

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC