FIESC debate retomada da economia com ministros do Planejamento e Desenvolvimento

Glauco José Côrte participou de reunião da CNI com Nelson Barbosa e Armando Monteiro e apresentou propostas, nesta quarta-feira (18)

Florianópolis, 18.11.2015 – O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte, e o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, debateram com o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, as propostas da indústria para a retomada do crescimento econômico. A reunião foi realizada nesta quarta-feira (18), em Brasília, e também teve a presença do ministro do Desenvolvimento, Armando Monteiro.

O presidente da FIESC insistiu na necessidade de um programa consistente para melhorar o ambiente institucional e apontou pelo menos três medidas: liberação de parte do depósito compulsório para viabilizar a renegociação das dívidas que as empresas têm com os bancos; retomada dos investimentos em infraestrutura – alertando que das 36 obras do governo federal que a FIESC acompanha, 72% têm o prazo expirado ou estão com cronograma comprometido; e a instituição de um sistema de governança para a competitividade, que coloque  a indústria no centro da estratégia do desenvolvimento, por seus efeitos positivos sobre a produtividade e a inovação das demais atividades da economia.

Braga de Andrade, da CNI, apresentou o documento "Regulação e desburocratização: propostas para a melhoria do ambiente de negócios", acentuando que o crescimento é fruto de condições macroeconômicas adequadas, de um ambiente favorável aos negócios e do crescimento da produtividade e da inovação. A publicação aponta quatro vetores críticos para a recuperação: as exportações, a produção competitiva doméstica, o investimento privado em infraestrutura e ação sobre questões regulatórias e desburocratizantes.

Assessoria de Imprensa da FIESC
48 3231 4670 | 48 8421 4080