Iniciativa oferece elaboração gratuita de inventário corporativo e fortalece a estratégia de descarbonização do setor industrial de SC
Imagem
Fabrica
Foto: Shutterstock

Florianópolis, 09.06.2026 – A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), por meio do SENAI, com a iniciativa do Hub de Descarbonização, está com inscrições abertas para empresas de médio porte interessadas em participar do Inventário Setorial de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) 2025/2026. A iniciativa oferece, sem custos para as participantes, a elaboração do Inventário Corporativo de Emissões, contemplando os escopos 1, 2 e 3, além de capacitação e acompanhamento técnico especializado.

O projeto busca ampliar a cultura do inventariamento de emissões em Santa Catarina, permitindo que as indústrias conheçam melhor seu perfil de emissões e identifiquem oportunidades de mitigação de GEE, atendendo exigências de mercado e fortalecendo sua competitividade em um cenário cada vez mais orientado por critérios de sustentabilidade.

Empresas interessadas podem se inscrever por meio deste formulário. 

As informações levantadas irão compor o Painel de Descarbonização de Santa Catarina , que vem sendo desenvolvido pelo SENAI/SC, por meio do HUB de Descarbonização e o Observatório FIESC, ferramenta que permitirá mapear as emissões da indústria catarinense, identificar setores prioritários para o desenvolvimento de programas de descarbonização e subsidiar novas estratégias voltadas à transição para uma economia de baixo carbono.

De acordo com o diretor regional do SENAI, Fabrízio Pereira, o inventário é um passo essencial para que a indústria catarinense avance em sua agenda de descarbonização com base em dados. “Ao participar, as empresas contribuem para a construção de uma base de conhecimento que permitirá desenvolver políticas, projetos e soluções alinhadas aos desafios climáticos e às exigências dos mercados nacionais e internacionais”, destaca.

A redução das emissões de gases de efeito estufa está entre os principais desafios globais para o enfrentamento das mudanças climáticas. Nesse contexto, a descarbonização ocupa posição cada vez mais relevante na agenda do setor produtivo.

Liderado pela FIESC, o HUB de Descarbonização tem como braço técnico o SENAI/SC e atua para mobilizar empresas, governo, universidades e centros de pesquisa em torno de soluções capazes de acelerar a transição para uma economia de baixo carbono, promovendo desenvolvimento sustentável, inovação e competitividade para a indústria catarinense.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação

Quer acesso a mais conteúdos como esse? Receba gratuitamente no seu e-mail, WhatsApp ou no LinkedIn. 
 

Notícias relacionadas