Florianópolis, 8.6.2015 – A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) promove de 9 a 11 de junho a capacitação de docentes que atuarão no programa SESI Matemática em Santa Catarina. São profissionais da educação de Blumenau, Rio do Sul, Serrana, Planalto Norte, Oeste e Extremo Oeste. O encontro ocorre em Florianópolis e visa a disseminar a metodologia do programa.
Além de profissionais do SESI, participam docentes do SENAI de Chapecó, onde o projeto será desenvolvido com os alunos da educação de jovens e adultos e do ensino médio.
Desenvolvido pela FIRJAN, o projeto inclui kits com materiais didáticos e bibliografia básica; formação continuada de professores; sistema de avaliação e acompanhamento pedagógico. O SESI Matemática tem como diferencial o foco no uso de novas tecnologias em conjunto com aquelas utilizadas em uma sala de aula tradicional. O professor tem a sua disposição tanto um quadro branco, para explicações e registros, como também uma lousa digital com internet e suporte para interatividade. Dessa forma, é possível apresentar vídeos com exemplificações de conceitos, acessar softwares e plataformas de games MangaHigh.
O projeto começou na unidade escolar de Criciúma, atendendo 90 estudantes das séries finais do ensino fundamental e cerca de 580 trabalhadores que frequentam os cursos de educação básica para jovens e adultos. Na Grande Florianópolis, alunos do programa de inclusão também participam das atividades do SESI Matemática. As regiões do Vale do Itajaí Mirim, Meio Oeste, Joinville, Oeste e Extremo Oeste também serão contempladas, beneficiando mais 4,2 mil estudantes. As regiões do Vale do Itajaí, Alto Vale, Serra e Planalto Norte também participarão da iniciativa com o kits itinerantes.