FIESC busca parceria com instituto alemão

O diretor de inovação e competitividade da Federação, José Eduardo Fiates, visitou o Biba Instituto de Tecnologia Inovação, em Bremen, região industrial ao norte do país europeu

Florianópolis, 17.6.2022 – O diretor de inovação e competitividade da FIESC, José Eduardo Fiates, reuniu-se nesta quinta-feira, dia 16, com Stefan Wiesner, gerente de tecnologia industrial do BIBA Instituto de Tecnologia e Inovação, em Bremen, região norte da Alemanha. A instituição europeia tem 40 anos de experiência na área de tecnologia e digitalização de processos industriais. Nos últimos anos, mais focada em Indústria 4.0, além de projetos avançados em logística, automação e produtividade.

O BIBA, que tem 170 profissionais, está localizado junto à Universidade de Bremen e a um parque tecnológico e possui diversas parcerias com empresas alemãs de segmentos como óleo e gás, automobilístico, naval e alimentos. “A intenção é aproximar o instituto alemão dos Institutos SENAI de Inovação e Tecnologia. O BIBA possui algumas áreas tecnológicas extremamente sinérgicas com o SENAI. Inclusive, um modelo de estrutura física inovadora. Tivemos uma grande abertura por parte do Instituto para desenvolvermos novas parcerias e trabalharmos juntos”, explica Fiates.

Bremen é uma região que conta com a presença de empresas como Airbus, Mercedes Benz e inúmeras indústrias de tecnologia. “Certamente é uma referência também para o Programa REINVENTA-SC, da FIESC”, completa ele.