FIESC apresenta oportunidades para indústrias do Extremo-Oeste fornecerem às Forças Armadas

Oportunidades foram apresentadas durante encontro do Comitê da Indústria de Defesa (Comdefesa), em São Miguel do Oeste

São Miguel do Oeste, novembro 2022 - Empresários do Extremo-Oeste conheceram, na segunda-feira, dia 14, oportunidades de negócio com o setor nacional de defesa. Em evento promovido pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), por meio de seu Comitê da Indústria de Defesa (Comdefesa), foram apresentadas as dinâmicas de aquisições das Forças Armadas, bem como os tipos de produtos consumidos – que abrangem todos os segmentos industriais. A atividade ocorreu durante a Faismo 2022, no parque de Exposições Rineu Gransotto, em São Miguel do Oeste.

“O Extremo-Oeste tem grande potencial nas áreas de alimentos, têxtil, construção, entre outras, e o Exército está buscando ao máximo o apoio da indústria nacional para evitar a importação”, afirmou o general da reserva, Adhemar da Costa Machado Filho. Ele destacou o papel do Comdefesa de aproximar a base industrial de Santa Catarina da área de defesa.

Ainda conforme o general Adhemar, em 2023, o Exército vai instalar no Paraná e em Santa Catarina um Sistema de Monitoramento de Fronteira (Sisfron) para o qual deve priorizar as compras locais, evitando custos de transporte. “Este projeto vai construir instalações, como torres, radares, precisaremos também alimentação e fardamento”, disse Adhemar.

Para o vice-presidente da FIESC para o Extremo-Oeste, Astor Kist, este é o momento para os industriais locais aproveitarem as oportunidades de negócios que as Forças Armadas apresentam. A FIESC já promoveu duas edições da SC Expo Defense, em Florianópolis, cujo objetivo é impulsionar o desenvolvimento de indústrias catarinenses para fornecer ao setor nacional de defesa. “Esse mercado possui enorme potencial para geração de empregos, aumento de renda per capita e poderá proporcionar um avanço tecnológico para a região”, destacou Kist.

Também representante do Comdefesa, o coronel da reserva Silon César Stumm destacou que as condições para participar de uma licitação das Forças Armadas são: realizar os cadastros (gratuitos) no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF) e no Portal de Compras do Governo Federal (Comprasnet). Os interessados também podem se inscrever no site Comdefesa SC para receber as instruções para o processo.

Veja os links:

SICAF: www3.comprasnet.gov.br/sicaf-web/index.jsf
Comprasnet: www.comprasnet.gov.br/seguro/loginPortalFornecedor.asp

Com informações da assessoria de imprensa regional