FIESC apresenta estudo inédito sobre setor pesqueiro de SC

Levantamento organizado pela entidade vai nortear ações da Câmara de Desenvolvimento da Indústria da Pesca e foi pauta de reunião com a presença do secretário estadual Tiago Frigo

Florianópolis, 27.02.2024 - A Câmara de Desenvolvimento da Indústria da Pesca da Federação das Indústrias de SC (FIESC) apresentou, no último dia 27, um estudo que traça um panorama sobre o impacto do segmento pesqueiro para o estado, fruto do projeto de levantamento de dados do setor em andamento desde 2023. O estudo elaborado pela câmara foi apresentado para os membros em reunião que contou com a presença do secretário de Aquicultura e Pesca, Tiago Bolan Frigo.

O levantamento cruza dados de parceiros como a Univali, o Observatório Agro, a Secretaria de Estado da Fazenda e a Associação Brasileira da Piscicultura e ainda do IBGE e da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento (MDIC) com informações do Observatório FIESC.

Com base no estudo, a Câmara de Desenvolvimento da Indústria da Pesca elaborou seu planejamento estratégico para o ano, e definiu as pautas prioritárias para o segmento. “Temos uma noção muito mais realista do tamanho do setor e do que a indústria da pesca representa para Santa Catarina. Isso ajuda para que o segmento seja devidamente reconhecido, para que possamos ter a atenção que o setor merece, com a formulação de políticas públicas adequadas e mais representatividade”, destacou o presidente da câmara, André Luiz Dutra Mattos.

Para o secretário Tiago Frigo, a iniciativa da câmara setorial da FIESC é uma fonte valiosa de informação e tem ajudado o governo do estado a desenvolver ações mais assertivas para o setor pesqueiro.

Entre os destaques do estudo está o número de empresas do setor pesqueiro em SC. O estado conta com mais de 550 empreendimentos, o que corresponde a 15,3% das empresas do ramo no país e faz de SC o estado com o maior número de estabelecimentos no setor no Brasil.

O estado também lidera o ranking de empregos, com 23,68% do total nacional de empregados no setor da pesca. O estudo levou em conta tanto a atividade de preservação e fabricação de produtos de pescado como a pesca como atividade extrativa e de cultivo.