FIESC apresenta Escola SESI de Referência na Feira do Livro de Joinville

Entidade mostra no evento tecnologias e projetos educacionais que serão oferecidos aos estudantes da rede de educação básica do SESI; o ano letivo de 2024 já contará com a nova estrutura que funcionará no Moinho Joinville

Florianópolis, 31.05.2023 - A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) apresenta nesta quinta-feira (1°), na Feira do Livro de Joinville, a nova identidade da Escola SESI de Referência, rede de educação básica do SESI que funcionará no Moinho Joinville a partir de 2024. A entidade mostra no evento tecnologias e projetos educacionais que serão oferecidos aos estudantes, como os programas voltados ao ensino da robótica, da matemática e da ciência.

O presidente da entidade, Mario Cezar de Aguiar, é o patrono desta edição da feira e explica que o evento é oportuno para apresentar aquela que será a segunda unidade de referência em Santa Catarina - a FIESC inaugurou em março a Escola SESI de Referência em Itajaí. “Estamos entregando à comunidade industrial uma educação alinhada às demandas de um setor que não para de crescer e de se modernizar. É este modelo de escola, conectada com a indústria e focada na formação dos estudantes para uma rápida inserção no mercado de trabalho, que Joinville receberá”, frisa Aguiar.

O movimento também se alinha a um projeto nacional conduzido pela CNI que inspira o estudante a se tornar protagonista de sua trajetória educacional, além de trazer os cinco elementos do DNA STEAM – investigar, descobrir, conectar, criar e refletir. “Oferecemos por meio da nossa rede a inovadora metodologia STEAM que prepara os jovens para as carreiras tecnológicas na indústria”, acrescenta o presidente da FIESC.

SESI terá escolas de referência em todas as regiões

Entre as cidades que terão Escola SESI de Referência estão Lages, Videira, Chapecó e Jaraguá do Sul. “Em Santa Catarina, nossa rede de educação básica já formou as primeiras turmas dentro desse modelo do novo ensino médio, com jovens muito mais preparados para as carreiras tecnológicas tão demandadas pelo setor produtivo”, afirma o diretor de educação, saúde e tecnologia da FIESC, Fabrizio Machado Pereira.

Outros diferenciais da escola catarinense são a ênfase para a adoção de hábitos saudáveis, com o despertar da consciência para os cuidados com a saúde e com o meio ambiente; os torneios de robótica, parceria com a FIRST e F1 in Schools para o desenvolvimento de projetos inovadores para a resolução de problemas cotidianos; programa bilíngue no ensino médio, com imersão para aprendizado de uma segunda língua; suporte ao ENEM, por meio de atividades realizadas em carga horária extra e oficinas gratuitas; e parcerias internacionais, que facilitam o ingresso de alunos formados na escola do SESI.

Confira as atrações da Feira do Livro

Quem visitar a feira vai conhecer como funciona o projeto educacional da Fórmula 1, focado em engenharia. As equipes constroem um carro em miniatura, réplica dos carros oficiais de corrida, que, impulsionados por um cilindro de CO2, podem chegar a 80 km/h em uma pista de 24 metros de comprimento. Os visitantes poderão participar de simulados na pista instalada no estande da FIESC. Também poderão interagir com o robô humanoide Sebit, recurso utilizado em sala de aula com os estudantes do ensino fundamental.

Além de conhecer os projetos educacionais voltados à educação básica, a FIESC demonstra na Feira do Livro de Joinville como se dá o ensino profissionalizante com as bancadas tecnológicas do SENAI+Digital. O programa nacional potencializa a oferta de formação para a indústria 4.0 e oferece ao setor produtivo profissionais qualificados e habilitados nestas tecnologias. Ao todo, 30 laboratórios de aplicação estão sendo instalados no estado.

O kit didático é composto por quatro bancadas (estoque, processo, montagem e expedição) que incluem recursos de sistemas de visão, computação em nuvem, internet das coisas (IoT), robótica colaborativa, inteligência artificial, entre outras. A estrutura poderá ser utilizada na capacitação de estudantes de pelo menos 29 cursos técnicos e superiores – com previsão de ampliação de alcance - nas áreas metalmecânica, eletroeletrônica, tecnologia da informação (hardware e software), automação e mecatrônica e telecomunicações.

O SENAI também vai demonstrar como se dá o uso da realidade aumentada na educação profissional, com uma experiência imersiva no setor automotivo. A entidade destaca ainda inovações em mobilidade elétrica, com veículos desenvolvidos em parceria com a indústria.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC