Confira os principais destaques do ano no documento lançado na sexta-feira (31) 

Florianópolis, 3.2.2020 – O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, apresentou na sexta-feira (31) à diretoria da FIESC e aos conselheiros do SESI e do SENAI o relatório anual de atividades das entidades. O ano de 2019 foi marcado por avanços no ambiente de negócios do país e de Santa Catarina, com intensa participação da FIESC na construção desta agenda de desenvolvimento. “Firmeza na defesa da indústria, capacidade de diálogo, credibilidade e legitimidade foram fundamentais para conquistas históricas para o setor”, destaca Aguiar.

:: Acesse o relatório anual na íntegra.

Em nível nacional, além da reforma da previdência, houve profundas mudanças no campo trabalhista. No estado, o diálogo da FIESC com o governo, por meio da Secretaria da Fazenda, e com a Assembleia Legislativa, resultou na reinstituição dos incentivos fiscais e na redução do ICMS para a indústria de 17% para 12%, nas transações dentro do estado.    

Em educação, as entidades realizaram 154 mil matrículas. SESI e SENAI ampliaram a busca por uma educação mais conectada com o futuro. Com enfoque tecnológico e alinhado às novas tendências, a rede atua no fortalecimento de estratégias para a formação de profissionais com o perfil exigido pelo mercado. SESI e o SENAI articularam a integração da gestão operacional da sua estrutura educacional, de forma a viabilizar processos mais sinérgicos e dinâmicos. 

O apoio à competitividade e ao desenvolvimento industrial no estado também é oferecido pela FIESC e suas entidades por meio de serviços de tecnologia e inovação, consultorias nas mais diversas áreas e de metrologia. A atuação ocorre principalmente por meio de uma rede composta por três Institutos de Inovação e cinco de Tecnologia ligados ao SENAI, e do Centro de Inovação SESI de Tecnologias para a Saúde. Mais de 120 pesquisadores que atuam nessas estruturas trabalharam no desenvolvimento de mais de 40 projetos de inovação para a indústria que mobilizaram R$ 88,3 milhões em 2019. Além disso, o Instituto Euvaldo Lodi atua como agente indutor e relevante do desenvolvimento e fortalecimento do ecossistema de inovação catarinense. 

O ano de 2019 foi de grandes transformações na agenda de segurança e saúde do trabalho, materializadas por meio da modernização das normas regulamentadoras e da nova era da digitalização dos documentos legais. Com 2.478 contratos ativos, a estratégia VIVA+ se fortaleceu em 2019 com grande foco no apoio à redução de riscos e à adequação das indústrias ao novo ambiente regulatório de saúde e segurança no trabalho (SST). O SESI também se desafiou em uma nova agenda: auxiliar as empresas na difícil missão de gerir e controlar os custos com a saúde suplementar. Essa abordagem se materializou por meio da entrega da primeira clínica de atenção primária, a medSesi, em Jaraguá do Sul, um projeto piloto inovador e com grandes perspectivas de expansão.

A inclusão de pessoas e empresas na nova economia é uma das quatro bandeiras estratégicas da gestão da FIESC e as entidades intensificaram as ações nesse sentido.


Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina
imprensa@fiesc.com.br | 48 3231 4244
 

Entre em contato

Tire dúvidas, envie sugestões e reclamações

Fale conosco