FIESC apoia redução do imposto de importação do aço

No dia 11 de maio, o governo federal anunciou a diminuição na tarifa de importação de 10,8% para 4%. A Federação enviou ofício ao ministro Paulo Guedes destacando a importância da medida, principalmente para a construção civil

Florianópolis, 17.5.2022 – A Federação das Indústrias (FIESC) enviou ofício ao ministro da Economia, Paulo Guedes, apoiando a redução na tarifa de importação sobre o vergalhão de aço de 10,8% para 4%, anunciada pelo governo federal, no dia 11 de maio. Inclusive, em junho de 2021 o presidente da Federação, Mario Cezar de Aguiar, reuniu-se com técnicos do Ministério e defendeu a medida, tendo em vista a expressiva alta no preço do insumo, que elevou os custos principalmente da construção civil.

No ofício, Aguiar destaca que a redução do imposto é importante para melhorar a competitividade da indústria. “Entendemos que a concorrência com as indústrias siderúrgicas do mercado internacional é saudável para melhorar o ambiente de negócios em nosso país. A competitividade da indústria nacional não pode ser limitada somente ao mercado interno, uma vez que o termômetro qualitativo do parque industrial de um país ocorre no mercado internacional, o que justifica a abertura gradual do mercado interno a produtos estrangeiros”, avalia.

Dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) mostram que os preços do vergalhão de aço subiram 34% de julho de 2020 a julho de 2021. Além disso, o Índice de Preços ao Produtor (IPP/IBGE) para o segmento de siderurgia registrou alta de 47,33% no ano passado.