FIESC anuncia investimento de mais de R$ 90 mi para nova sede do SENAI em Criciúma

Com 9,18 mil metros quadrados, estrutura será instalada nas proximidades de outras instituições de educação profissional e superior e abrigará atividades de educação profissional e instituto de tecnologia

Criciúma, 30.01.2023 – O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, anunciou nesta segunda (30) o investimento de mais de R$ 90 milhões até 2025 na implantação de uma nova sede do SENAI, com 9,18 mil metros quadrados em Criciúma. O investimento começou já em 2022 com a aquisição de um terreno de 22 mil metros quadrados, localizado nas proximidades de outras instituições de educação profissional e superior.

A comitiva, liderada pelo presidente da FIESC, visitou o local onde será construída a nova sede e também esteve nas atuais instalações do SENAI e Escola S, onde comentou sobre os investimentos. “A Região Sul é muito importante, com uma indústria muito diversificada, com uma grande quantidade de trabalhadores e que merece uma atenção especial do Sistema FIESC”, salientou.

O vice-presidente regional sul da FIESC, José Carlos Sprícigo, também destacou a importância do projeto para o atendimento às demandas do setor industrial. “Hoje temos um espaço físico limitado e nós queremos uma escola super atualizada. Então adquirimos esse terreno, muito bem localizado, que vai poder preparar profissionais para a indústria, que hoje tem muita necessidade de trabalhadores qualificados”, analisa Sprícigo.

Os investimentos começaram no ano passado com a aquisição do terreno (por R$ 16,5 milhões). Neste momento, está em elaboração o projeto executivo da obra física, que abrigará todos os cursos de educação profissional, incluindo aprendizagem industrial, cursos técnicos, ensino superior e cursos de curta duração. Além disso, será instalado o Instituto SENAI de Tecnologia em Cerâmica, que terá 1,7 mil metros quadrados, para os serviços de consultoria, serviços especializados e metrologia. No total, serão 12 salas de aula e 45 laboratórios didáticos e de serviços. A estrutura terá capacidade para atender anualmente 3,4 mil matrículas em educação e 800 empresas em inovação e tecnologia. A exemplo de outras unidades do SENAI no estado, a nova sede em Criciúma deverá abrigar um hub de inovação, um ecossistema para integrar pesquisadores do Instituto, estudantes e empresas.

Com a instalação da nova sede do SENAI, a estrutura existente atualmente no bairro Comerciários será totalmente destinada ao SESI, que adicionará 5 mil metros quadrados às suas edificações locais, ampliando a capacidade de oferta de turmas da educação infantil ao ensino médio.

A agenda da diretoria da FIESC no Sul do Estado se conclui nesta terça-feira, com visitas a indústrias, órgãos públicos e entidades de classe nas cidades de Criciúma, Orleans e Içara.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC