Florianópolis, 16.7.2018 – O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, assinou nesta segunda-feira (15) o contrato de compra do espaço onde funcionou o Moinho Joinville. Com investimento de R$ 12,8 milhões na aquisição, a revitalização será realizada pelo SESI, e prevê a implantação de um complexo educacional (do ensino básico ao superior e capacitação empresarial) e de inovação, além do Museu da Indústria. A área, que era da Bunge, é de 53 mil metros quadrados, com 19 mil metros quadrados de área construída.
Aguiar explica que o projeto está em linha com a estratégia do município de revitalizar a área central da cidade e destaca que a iniciativa vai valorizar a história de Joinville e da indústria catarinense, que tem no Norte seu maior polo estadual. “Queremos construir um centro de referência em desenvolvimento industrial, resgatando a história da indústria de Santa Catarina. Vamos deixar como legado para a cidade esse elo entre passado e futuro, por meio da inovação. Ao mesmo tempo que queremos valorizar a herança histórica da cidade, colocaremos à disposição da comunidade industrial catarinense uma nova ferramenta para fortalecer a competitividade num mundo cada vez mais competitivo, apoiando o desenvolvimento dos trabalhadores e da indústria com os serviços do SESI”, afirma Aguiar. A comunidade industrial participará da discussão do projeto, acrescenta o presidente da FIESC.
As instalações do Moinho são centenárias e compõem a história econômica de Joinville. Construído em 1913, o moinho foi o primeiro porto da cidade.
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina
imprensa@fiesc.com.br | 48 3231 4244