FIESC amplia investimentos no SENAI e no SESI em Xanxerê

FIESC já investiu R$ 2,5 milhões no SENAI de Xanxerê em 2023. Até o fim do ano, serão outros R$ 1 milhão.

Xanxerê, 11.7.2023 - Discutir novos investimentos da FIESC (Federação das Indústrias de Santa Catarina) em Xanxerê foi o objetivo da reunião que o vice-presidente regional oeste Waldemar Schmitz manteve, na última semana, com os presidentes dos sindicatos industriais do município.

Schmitz relatou que somente neste ano a FIESC já investiu no SENAI de Xanxerê cerca R$ 2,5 milhões e, até o final de 2023, serão destinados outros R$ 1 milhão. Esses recursos permitiram a ampliação da estrutura física, com novos laboratórios, a aquisição de equipamentos modernos, revitalização dos laboratórios existentes, além de equipamentos para a área de tecnologia da informação.

O SENAI está presente em Xanxerê há 40 anos e, nesse período, formou mais de 40 mil alunos. A unidade do SENAI em Xanxerê é uma das mais dinâmicas e bem equipadas da FIESC. Dispõe de uma área total construída de 2.500 metros quadrados e um corpo docente formado por 57 professores, instrutores e equipe de apoio.

Atualmente são atendidos no SENAI de Xanxerê mais de 1.000 alunos de quase uma centena de indústrias, em 22 turmas dos cursos de qualificação e aperfeiçoamento, 12 turmas dos cursos de aprendizagem industrial e 3 turmas dos cursos técnicos, voltados para as áreas de automação industrial, usinagem, elétrica predial e industrial, soldagem, planejamento e controle de produção, dentre outras. Esta unidade do SENAI de Xanxerê atende outros 13 municípios da microrregião, com cursos voltados à qualificação profissional para o mercado do trabalho.

SESI

Outra entidade da FIESC, o SESI está presente em Xanxerê em uma área total construída de 900 metros quadrados, com 16 profissionais das áreas da saúde e educação básica. O SESI tem uma atuação voltada principalmente à saúde e à segurança do trabalho. Hoje atende mais de 90 empresas de Xanxerê e municípios do entorno.

Anualmente são realizados mais de 5.000 exames médicos ocupacionais, 2.500 audiometrias, centenas de procedimentos (eletrocardiograma, eletroencefalograma e espirometria), dentre outros serviços. Em 2023, foram aplicadas mais de 5.000 vacinas da gripe.

Neste ano serão atendidos mais de 8.000 trabalhadores em saúde, considerando Xanxerê e região. O SESI também atua fortemente com educação de jovens e adultos (EJA) profissionalizante, formando trabalhadores no ensino fundamental e médio, projetando essas pessoas para melhores oportunidades profissionais.

O vice-presidente Waldemar Schmitz assinalou que, em razão do consistente crescimento econômico do Município, Xanxerê vem recebendo atenção especial das entidades da FIESC – especialmente do SENAI e do SESI – na forma de serviços especializados.