FIESC aborda infraestrutura e inovação com alunos da Escola Superior de Guerra

Encontro foi realizado na sede da Federação, em Florianópolis, para militares alunos do curso de Altos Estudos de Política e Estratégia

Florianópolis, 11.11.2021 - A Federação das Indústrias (FIESC) recebeu nesta quinta-feira (11), em Florianópolis, civis e militares acadêmicos do curso de Altos Estudos de Política e Estratégia, da Escola Superior de Guerra. O encontro foi viabilizado pelo Comitê da Indústria de Defesa da FIESC (Comdefesa), presidido pelo empresário Cesar Olsen.

O diretor de inovação da FIESC, José Eduardo Fiates, apresentou o programa Travessia, que tem por objetivo auxiliar a indústria a se reinventar neste período pós-pandemia, e dos esforços da Federação no combate à pandemia do coronavírus. “Quando a gente é pressionado, a gente muda. A reinvenção é fruto de pressão e motivação, ameaça e propósito”, definiu. Além da reinvenção, Fiates elencou outros três fatores como fundamentais para a indústria: um ambiente favorável aos negócios, melhorias em infraestrutura e investimentos.

Egidio Martorano, secretário-executivo da Câmara de Transporte e Logística, abordou a visão logística do estado e destacou a intensa mobilização da FIESC para assegurar investimentos em infraestrutura. No próximo dia 24, a entidade lança abaixo-assinado pela manutenção das rodovias do estado. Ele afirmou que a demanda anual de investimento em infraestrutura de transportes é de R$ 4,9 bilhões. “Temos rodovias sem manutenção, nem previsão de recuperação. Cerca de 60% das rodovias estaduais estão em situação precária. Precisam de restauração de pavimento, e não de operação tapa-buraco. Não temos uma política de manutenção preventiva e rotineira e nas estradas federais é a mesma coisa”, frisou. Também destacou  o complexo portuário de Santa Catarina, um dos principais da América do Sul, que movimentou 52 milhões de toneladas de cargas em 2020, uma corrente de comércio de US$24,2 bilhões.
A executiva do Comdefesa, Luciane Camilotti, comentou sobre a Indústria de defesa e sua importância para a estrutura produtiva das economias avançadas e que o setor tem um efeito multiplicador de 9,8 para cada um real investido, além de ser propulsor de Inovação e promover a nacionalização de tecnologias, produtos e serviços estratégicos. Ressaltou também as ações do comitê, com destaque para a feira Expo Defense que será realizada em maio de 2022.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC