Festival de vídeos de matemática da Unesp premia alunos da Escola SESI

Estudantes da Escola SESI de São José, Criciúma e Tubarão conquistaram prêmios em suas respectivas categorias

Florianópolis, 28.09.2023 - Estudantes da Escola SESI de São José, Criciúma e Tubarão foram premiados no 7º Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática, promovido pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) nos dias 14 e 15 de setembro em Rio Claro-SP. O evento, que busca incentivar o aprendizado da matemática de forma lúdica, oportuniza que os estudantes sejam protagonistas em suas produções audiovisuais.

Na categoria ensino fundamental, a equipe da Escola SESI Criciúma foi a vencedora do prêmio Júri Popular com o vídeo ‘Matematicamente no Posto de Gasolina’, que recebeu mil curtidas no YouTube. “A gente pode aprender brincando e com o nosso vídeo a gente consegue se conectar mais com a matemática”, comenda Maria Julia da Silveira, de 11 anos.

🔹 Assista:

Outra equipe da Escola SESI de Criciúma recebeu ‘Honra ao Mérito’ com o vídeo "Operações de Polinômios". “Essas conquistas destacam o empenho e a habilidade dos estudantes em traduzir conceitos matemáticos em narrativas envolventes. A matemática pode ser acessível, interessante e relevante quando abordada de maneira inovadora e envolvente”, frisa o gerente de educação básica do SESI, Thiago Korb.

Na categoria ensino médio, a equipe da Escola SESI de São José venceu o Festival com o vídeo ‘A Matemática nas Pistas’, demonstrando como a matemática está presente dentro da competição F1 In Schools - projeto educacional da Fórmula 1 que as escolas do SESI também participam - e como se aplicam conceitos matemáticos e físicos, muitas vezes de forma imperceptível. “Um uso constante da matemática é na modelagem em 3D do carrinho, que é feita baseada em milímetros com a ajuda de software, mas na hora de construir, usamos o centímetro como unidade, fazendo a conversão dos valores”, explica o jovem Daniel Alexandre Schmitz, de 17 anos, que integra o grupo vencedor.

🔹 Assista:

Já a equipe do SESI Tubarão também conquistou o prêmio Júri Popular, com mais de 3 mil curtidas no vídeo ‘Probabilidade: Cara ou Coroa’, mostrando a relevância da matemática na tomada de decisões simples do dia a dia.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC