Feira do Livro contribui para desenvolver capital humano, afirma Aguiar

Presidente da FIESC, e patrono desta edição do evento, destacou na solenidade de abertura a importância da leitura para o desenvolvimento pessoal; a entidade apresenta na feira a Escola SESI de Referência que funcionará no Moinho Joinville a partir de 2024

Florianópolis, 2.06.2023 - O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, participou na noite desta quinta-feira (1°) da abertura da Feira do Livro de Joinville. Ele é o patrono desta edição do evento que segue até o dia 11 de junho no Centreventos Cau Hansen, com entrada gratuita.

“O mundo empresarial enxerga cada vez mais o capital humano como um ativo estratégico. Desenvolver e reter talentos e investir na educação e na ampliação do conhecimento das equipes são, além de iniciativas de impacto social, essenciais para o sucesso nos negócios. E o incentivo à leitura faz parte disso”, defende Aguiar.

Evair Oenning, vice-presidente da FIESC na região, também esteve presente na abertura do evento e afirmou que “as mentes criativas nos conduzem ao desenvolvimento e à superação dos desafios da sociedade”. A solenidade contou ainda com a participação da vice-prefeita de Joinville, Rejane Gambin, do presidente da Câmara de Vereadores de Joinville, Diego Machado, e do embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos.

Em seu estande, a FIESC apresenta a Escola SESI de Referência, rede de educação básica do SESI que funcionará no Moinho Joinville a partir de 2024. A entidade mostra no evento tecnologias e projetos educacionais que serão oferecidos aos estudantes, como os programas voltados ao ensino da robótica, da matemática e da ciência.

Confira as atrações da Feira do Livro

Quem visitar a feira vai conhecer como funciona o projeto educacional da Fórmula 1, focado em engenharia. As equipes constroem um carro em miniatura, réplica dos carros oficiais de corrida, que, impulsionados por um cilindro de CO2, podem chegar a 80 km/h em uma pista de 24 metros de comprimento. Os visitantes poderão participar de simulados na pista instalada no estande da FIESC. Também poderão interagir com o robô humanoide Sebit, recurso utilizado em sala de aula com os estudantes do ensino fundamental.

Além de conhecer os projetos educacionais voltados à educação básica, a FIESC demonstra na Feira do Livro de Joinville como se dá o ensino profissionalizante com as bancadas tecnológicas do SENAI+Digital. O programa nacional potencializa a oferta de formação para a indústria 4.0 e oferece ao setor produtivo profissionais qualificados e habilitados nestas tecnologias. Ao todo, 30 laboratórios de aplicação estão sendo instalados no estado.

O kit didático é composto por quatro bancadas (estoque, processo, montagem e expedição) que incluem recursos de sistemas de visão, computação em nuvem, internet das coisas (IoT), robótica colaborativa, inteligência artificial, entre outras. A estrutura poderá ser utilizada na capacitação de estudantes de pelo menos 29 cursos técnicos e superiores – com previsão de ampliação de alcance - nas áreas metalmecânica, eletroeletrônica, tecnologia da informação (hardware e software), automação e mecatrônica e telecomunicações.

O SENAI também vai demonstrar como se dá o uso da realidade aumentada na educação profissional, com uma experiência imersiva no setor automotivo. A entidade destaca ainda inovações em mobilidade elétrica, com veículos desenvolvidos em parceria com a indústria.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC