Feira do Livro: contagem regressiva para o encontro de autores e leitores

Evento será de 1º a 11 de junho, no Expocentro Edmundo Doubrawa, em Joinville

Falta pouco mais de uma semana para a 19ª Feira do Livro de Joinville, que ocorre de 1º a 11 de junho, no Expocentro Edmundo Doubrawa. Perto de 20 autores nacionais e regionais estão confirmados, para uma maratona de conversas com leitores e sessões de autógrafos. A escritora e jornalista portuguesa Maria Inês Almeida é a presença internacional da programação (confira todas as atividades desta edição em feiradolivrojoinville.com.br/2023). Na abertura, estarão em Joinville o embaixador de Portugal no Brasil, Luís Filipe Melo e Faro Ramos, e a adida cultural Alexandra Cristina Resende de Pinho.

Cerca de 150 escritores participaram das 18 edições já realizadas, e o público, segundo os organizadores, alcançou quase 1 milhão de pessoas. Entre os destaques deste ano, o ator, cineasta e escritor Lázaro Ramos, os escritores Itamar Vieira Júnior, André Neves e Leo Cunha, e o filósofo, escritor e líder ambientalista Ailton Krenak. A feira vai trazer, também, apresentações teatrais, sessões de cinema, contações de histórias, oficinas e palestras, além do Seminário Catarinense de Mediação de Leitura.

“O livro nosso de cada dia” foi o tema escolhido para o evento deste ano. “Sempre a partir da leitura real de suas obras, a Feira do Livro busca promover o encontro especial de artistas e intelectuais de peso, não apenas locais, mas também do Brasil e do exterior, em atividades de integração e reverência ao livro e a seus autores”, comenta a diretora e idealizadora da Feira, a produtora cultural Sueli Brandão.

O patrono da edição deste ano é o empresário Mario Cezar de Aguiar, presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). Os patrocinadores são Tigre, RH Brasil, Ambiental, Multiplique, Univille e Colégio BONJA. “A feira é o mais importante evento literário de Santa Catarina. Somos gratos pela sensibilidade dessas empresas e instituições”, afirma Sueli Brandão, ressaltando que a captação de recursos para a feira ainda está aberta.  “Chegamos aos 19 anos com o desafio de surpreender o joinvilense, a cada ano, sempre buscando celebrar o conhecimento e a educação”, resume a idealizadora.

Com a palavra:

“A Feira do Livro precisa ser valorizada como evento importante que é, gira a economia, mas também é alicerce para a construção de uma sociedade mais sensível e humana.”  Jura Arruda, escritor e editor

“Ler é cultura e, como nossos professores sempre ressaltaram, é viajar sem sair do lugar. É uma forma de desenvolver o senso crítico, a habilidade da escrita, o vocabulário e a capacidade interpretativa. A curiosidade sobre o tema a ser explorado na obra é, muitas vezes, a chave que abre essa porta. Essas são questões que fazem toda a diferença na carreira profissional.” Mario Cezar de Aguiar, patrono da 19ª Feira do Livro

“Feira do livro é sempre bacana porque permite a gente folhear, vasculhar, olhar, sentir o cheiro, a textura e a beleza do livro, este objeto tão fascinante. Estar entre milhares de livros é um convite que não se pode recusar.” Leo Cunha, escritor

Com informações da assessoria de imprensa da feira.