Federações de Indústrias e de Municípios fortalecem parceria

Assinatura de Termo de Cooperação, nesta quinta (16) devem ampliar parcerias para atender demandas de interesse da indústria e das comunidades; atualmente, já são 140 acordos de cooperação entre as entidades da FIESC e prefeituras catarinenses

Florianópolis, 16.11.2023 - A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e a Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM) assinaram, nesta quinta (16), um acordo de cooperação para ampliar parcerias entre as entidades da FIESC e municípios catarinenses. A iniciativa tem o propósito de aprimorar o atendimento das demandas municipais, bem como o compartilhamento de recursos econômicos, projetos e articulação de ações entre as instituições envolvidas, em favor do sistema municipalista catarinense.

O acordo vai facilitar a ampliação de parcerias entre as entidades da FIESC e os municípios catarinenses. “Hoje já mantemos parcerias com cerca de 140 municípios do estado e certamente podemos ampliar essas cooperações, que atendem áreas de interesse mútuo”, afirmou o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.

Ele citou ações conjuntas nas áreas de educação profissional, por meio do SENAI, e educação básica e qualidade de vida, por meio do SESI. E fez uma referência à questão da água, para a qual a FIESC lançou uma agenda na semana passada. “É um recurso de extremo valor para a toda a sociedade, incluindo a indústria, e Santa Catarina tem enfrentado muitos desafios relacionados a ela, ora com estiagens, que têm atingido especialmente o Oeste do estado, ora, como nestes últimos meses, com enchentes, sem contar a necessidades que temos de avançar no saneamento básico”, frisou.

“A indústria é a mola propulsora do desenvolvimento de Santa Catarina”, afirmou a presidente da FECAM, Milena Andersen Lopes, que também é prefeita de Vargem. Por isso, ela defendeu a necessidade de fortalecimento do setor em todas as regiões do estado, o que pode ser garantido com os acordos bi ou multilaterais.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC