Fechamento do acesso ao porto de Navegantes multiplica movimentação em Imbituba

Devido à demanda 8x maior, porto no sul do estado anunciou medidas que permitem a operação durante 24h por dia

Florianópolis, 27.10.2023 - A administração do Porto de Imbituba anunciou nesta semana (25) medidas que permitem a ampliação de seu horário de funcionamento para 24h por dia. O motivo é um aumento de 8x na movimentação de contêineres, passando de uma média semanal de 1.250 para 7.000 unidades em pouco mais de uma semana.

Segundo o porto, o aumento se deve ao fechamento, no dia 5, da barra do rio Itajaí-Açú, que dá acesso aos portos de Navegantes e Itajaí, devido às chuvas em excesso no estado. Com os principais terminais do porto de Itajaí sem operação desde o meio do ano, por falta de contrato, o fechamento afeta especialmente o funcionamento do porto de Navegantes.

Segundo a administração do Porto de Navegantes, o fechamento foi total até o dia 21, quando o canal voltou a operar, ainda com restrições de maré. Desde então, 10 navios já conseguiram atracar. Outros 17 são esperados até o fim do mês.

A empresa Santos Brasil, que opera o setor de contêineres de Imbituba, anunciou as seguintes medidas para o novo horário de funcionamento:

• Reforço da equipe com 20 novos trabalhadores operacionais;
  • Contratação de pátio de triagem emergencial, diminuindo impacto de veículos no entorno do Porto;
  • Comunicação da evolução na disponibilidade de equipamentos de movimentação de cargas, visto que a empresa está buscando a locação de mais reach stackers;
  • Solicitação da lista de contêineres parametrizados pelo MAPA;
  • Manutenção da transparência de informações junto aos órgãos intervenientes e clientes, informando-os da situação.

Por parte da Autoridade Portuária em Imbituba, além da mediação da questão, a SCPAR está realizando a fiscalização operacional e prestando todo o apoio possível, 24 horas por dia, com suas equipes de operações, segurança, administrativa etc., para auxiliar nas dificuldades encontradas.

Com informações dos portos de Imbituba e Navegantes.