Faturamento da Duas Rodas cresce 17% puxado por vendas e IA

Empresa criou sua própria inteligência artificial, que apoia quatro processos internos com algoritmos próprios

Florianópolis, 14.05.2024 - A Duas Rodas, multinacional catarinense produtora de aromas, extratos botânicos e ingredientes para a indústria de alimentos e bebidas, registrou um aumento de 17% no faturamento no 1º quadrimestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Vendas nos mercados nacional e internacional e o uso de tecnologias, como a inteligência artificial, foram os principais responsáveis pelo crescimento da empresa de Jaraguá do Sul, que conta com mais de 10 mil clientes espalhados por 70 países das Américas, Europa e Ásia.

A empresa criou sua própria inteligência artificial, a plataforma Drica (Duas Rodas Inteligência Artificial Cognitiva), que apoia quatro processos internos com algoritmos próprios. São eles: projetos de clientes, pesquisa e desenvolvimento, forecast (predição) de vendas e inteligência de mercado.

Segundo a Duas Rodas, a Drica tem possibilitado a redução de estoques, a ampliação da capacidade produtiva e a elevação dos níveis de satisfação dos clientes.
Além da Drica,  o presidente da empresa, Leonardo Fausto Zipf, destaca o forte desempenho no mercado alemão após a aquisição da empresa tropextrakt Gmbh, em janeiro deste ano. “Estamos muito felizes com nosso resultado na Alemanha. Acreditamos que em quatro anos vamos conseguir bater a meta que havíamos estipulado para 10 anos”, projeta.

Sobre a Duas Rodas

A Duas Rodas foi fundada em 1925, em Jaraguá do Sul, pelo casal alemão Hildegard e Rudolph Hufenüssler. É uma das maiores fabricantes de aromas, extratos e ingredientes para a indústria de alimentos e bebidas, liderando em vários segmentos no Brasil e América Latina. Com sede em Santa Catarina, tem seis fábricas, sendo três no Brasil e três em outros países da América Latina (México, Chile e Colômbia), seis centros de P&D, além de escritórios comerciais nos Estados Unidos e China.

Emprega cerca de 1.700 pessoas e produz mais de três mil itens divididos em três mercados: Flavors (aromas, extratos botânicos, condimentos e aditivos, além de soluções integradas), Food Service (onde atua com as marcas Selecta, Specialitá e Mix na fabricação de ingredientes para sorvetes, chocolates e confeitaria) e Animal Nutrition (ingredientes para nutrição animal, com a marca Statera).

Com informações da Duas Rodas.