Fanem se associou a projeto de médicos, engenheiros e técnicos

Por meio de iniciativa + Respiradores, empresas recebem apoio do SENAI e têm potencial para produzir até 8,2 mil ventiladores pulmonares por mês e ampliar a oferta dos aparelhos usados no tratamento de pacientes graves da covid-19

Florianópolis, 18.5.2020 - Com 96 anos de experiência na produção de itens para UTI neonatais, incluindo ventiladores manuais ou mecânicos não invasivos, a Fanem, de Guarulhos (SP), foi procurada por um grupo composto por médicos, engenheiros e técnicos industriais com experiência profissional em ventilação mecânica que criou o projeto de um respirador pulmonar como forma de contribuição social. O superintendente comercial da empresa, Rubens Massaro, explica que não se trata de um equipamento típico de UTI. É um aparelho para utilização em casos de emergência, nas situações iniciais e para a fase que ele chama de “desmame”, quando o paciente passa a ter a retirada gradativa da respiração mecânica.

A iniciativa envolve um vasto conjunto de entidades, incluindo escritórios de design, universidades, empresa certificadora e outras instituições. “O SENAI está nos ajudando no planejamento da produção para dar escalabilidade; no desenvolvimento dos ferramentais e de algumas peças, e em parte do processo, como o desenvolvimento de uma embalagem adequada”, afirma Massaro.

O executivo considera que a união dos esforços de diversas instituições é uma “parceria bem construída”. O projeto está sendo desenvolvido há cerca de 50 dias. A Fanem utiliza expertise em certificações na Anvisa para aprovar o novo ventilador. Massaro acredita que, após a certificação do órgão, processo já iniciado, em oito semanas a empresa poderá alcançar a capacidade de produzir as 4 mil unidades mensais projetadas. “Se tivermos mercado comprador, teremos como entregar esse volume”, assegura.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina