Florianópolis, 24.1.2023 – No primeiro mês do ano, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) recuou 2,8 pontos em relação a dezembro de 2022, alcançando 45,1 pontos. O quarto recuo consecutivo apresenta um valor abaixo da linha divisória de 50 pontos, o que demonstra falta de confiança na economia de Santa Catarina. Essa marca também foi registrada pelo indicador nacional, pela primeira vez desde 2020, de acordo com análise do Observatório FIESC.
“A queda do ICEI de janeiro foi influenciada em grande medida pelo fator político e mostra a preocupação do industrial com o cenário econômico e com medidas anunciadas pelo governo, notadamente com relação ao gasto público. Além disso, a incerteza no mercado global também afeta o resultado", avalia o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.
Em janeiro, o componente de expectativas sobre a economia brasileira atingiu 37,5 pontos, menor patamar desde 2016. Já o componente de expectativas sobre o desempenho das empresas recuou 2,4 pontos em janeiro, o que indica pessimismo dos industriais em relação aos seus negócios.
O componente do ICEI referente às expectativas para a economia caiu 3,2 pontos em janeiro e foi o principal determinante da queda do ICEI no estado”, explicou a economista do Observatório FIESC, Mariana Guedes.