Exportações catarinenses caem 16% no acumulado de 2015

Dados divulgados pela FIESC mostram que desempenho do Estado no ano está ligeiramente superior ao registrado pelo País

Florianópolis, 09.11.2015 – As exportações catarinenses acumulam recuo de 15,8% nos primeiros dez meses de 2015, na comparação com o mesmo período de 2014, para US$ 6,480 bilhões. A redução nas vendas externas brasileiras, na mesma comparação, é de 16,4%. Entre os dez principais produtos da pauta de Santa Catarina, as maiores quedas foram registradas pela soja (-36,5%) e pelos suínos (-25,5%), enquanto as elevações em madeiras de coníferas (21,8%) e móveis de madeira (3,3%) evitaram uma desaceleração maior. Os dados integram a Balança Comercial de SC, divulgada nesta segunda-feira (09) pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC).

A Rússia foi o país que mais reduziu suas encomendas entre os dez maiores clientes, comprando neste ano 34,9% a menos que no ano passado. Ela foi seguida pelo Japão, que reduziu os pedidos em 32,9%. Os Estados Unidos, maior comprador dos produtos embarcados no Estado, negociou 8,5% a menos.

Na comparação entre outubro de 2015 e outubro de 2014, a queda é maior, com as vendas externas do Estado reduzindo 28,8%, para US$ 540 milhões. Na mesma base, as exportações brasileiras diminuíram 12,4%, para US$ 18,329 bilhões.

As importações de Santa Catarina registram redução tanto comparação mensal (-45%, para US$846 milhões), quanto no acumulado do ano (-18,8%, para US$ 10,940 bilhões). Desta forma, o saldo da balança comercial do Estado está negativo em US$ 4,460 bilhões, contra -US$ 5,710 bilhões nos dez primeiros meses do ano passado.

Faça o download da Balança Comercial de SC.

Fábio Almeida
Assessoria de Imprensa da FIESC
48 3231-4674 | 48 9981-4642
fabio.almeida@fiesc.com.br

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.

Receber por e-mail

Receber no WhatsApp