Expo Defense abre espaços para negócios da indústria com Forças Armadas

Palestras no primeiro dia (quinta, 19) e rodadas de negócios na sexta (20) possibilitam aos industriais iniciar ou ampliar vendas para Marinha, Exército e Aeronáutica

Florianópolis, 19.05.2022 - Os empresários participantes da SC Expo Defense 2022 têm a oportunidade de ampliar ou iniciar negócios com as Forças Armadas. No primeiro dia do evento (19) eles puderam acompanhar palestras de representantes do Exército, Marinha e Aeronáutica. Já na sexta-feira (20), serão realizadas rodadas de negócios, nas quais os industriais podem sanar dúvidas a respeito das normas e modelos de aquisições do setor de defesa.

::: Clique aqui para ver a cobertura fotográfica

Marinha

A Marinha do Brasil relaciona três dezenas de projetos de desenvolvimento tecnológico, que envolvem tecnologias nucleares ou não e englobam sistemas de comando e controle, defesa de segurança e cibernética, plataformas navais, aeronavais e de fuzileiros navais, de desempenho dos combatentes e de saúde. “Todos os projetos têm o caráter dual e devem ser desenvolvidos em parceria com empresas e devem ter a perspectiva de aplicação civil”, explicou o contra-almirante Paulo César Corrêa.

O oficial falou também sobre o programa de submarino nuclear, cuja primeira unidade deverá entrar em funcionamento em 2033. Este projeto terá 130 mil itens, dos mais simples aos mais complexos. “Todos os itens têm que atender requisitos nucleares, cujas normas estão sendo desenvolvidas pela Marinha”, afirmou o militar. Em todos os casos, as possibilidades de suprimento estão abertas e o contra-almirante entende que indústrias de Santa Catarina podem se candidatar.

Exército

O Comando Logístico do Exército Brasileiro (Colog) tem orçamento anual de R$ 2 bilhões, que são destinados à aquisição de produtos para manutenção da corporação, que incluem alimentos, uniformes, combustíveis, armas e munições, viaturas e materiais veterinários, entre outros. A maior parte dessas aquisições são centralizadas em Brasília. No entanto, alguns produtos podem ser comprados pelas regiões militares (como a do Paraná e Santa Catarina, sediada em Curitiba) ou nas unidades operacionais, dependendo da natureza de cada insumo, conforme explicou o general de brigada Éverton Pacheco da Silva, diretor de materiais do Exército.

O detalhamento de formas e normas de aquisição do Exército está publicado no Caderno do Colog, que pode ser acessado no site do Comando Logístico do Exército. Clique aqui para conhecer detalhes do processo de compras do Exército.

Aeronáutica

O chefe da Seção de Ciência, Tecnologia e Inovação e Acordos de Compensação da Aeronáutica, coronel aviador José Renato de Araújo Costa, apresentou alguns dos 18 projetos estratégicos da Força Aérea Brasileira. Os projetos estão agrupados em três categorias - meios de força aérea, infraestrutura aeroespacial e tecnologia aeroespacial. Um dos focos estratégicos dos projetos, segundo Costa, é “garantir a soberania do espaço aéreo e melhor posicionamento geopolítico”.

Entre os projetos citados pelo oficial estão as quatro constelações de satélites para cobertura do território nacional. Os satélites terão foco em sensoriamento ótico (constelação Carponis), sensoriamento por radar (constelação Lessonia) e comunicação de banda estreita (constelação Atticora) e comunicação de banda larga (constelação Calidris).

A SC Expo Defense (Feira de Tecnologia e Produtos de Defesa) é uma realização da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), por meio do Comitê da Indústria da Defesa, em parceria com a Base Aérea de Florianópolis, que sedia o evento. A iniciativa é patrocinada por: Apex Brasil, Elanus, Flic, Intelbras, RedTech Security, SENAI, SESI, CNI, Quartzo, Fundação CITeB, Dígitro, Metisa, SENAI-PR, EAB, B.Lotti, Bovenau, BoxTop, Bremer/Brevil, Certi, Clemar Engenharia, Contronics, Cravil, CSD, Datacabos, Desmodus, Fishing Company, Global Drones, GreyLogix Brasil, Olsen, Parks, Rafitec/Propex, Riosulense, Simmmers, Terä, UsiRota, Vlavi e VK Parafusos. Participa como co-realizador o SEBRAE. O evento tem ainda o apoio institucional da Abimaq, Abimde, ABNT, Prefeitura de Florianópolis e SIMDE, além do apoio do Ministério da Defesa.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência Executiva de Comunicação Institucional e Relações Públicas - GECOR