Exército mostra à indústria oportunidades de fornecimento ao SISFRON

Sistema de sensoriamento tem o objetivo de fortalecer a presença e a capacidade de monitoramento e de ação do estado na faixa de fronteira terrestre; projeto mobiliza diversas cadeias produtivas, gerando emprego e renda

Florianópolis, 31.3.2021 - Indústrias conheceram nesta terça (30) oportunidades de fornecimento ao Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON), do Exército Brasileiro. O encontro virtual foi realizado em parceria pelo Comitê da Indústria de Defesa - Comdefesa - da FIESC e pelo Comitê das Indústrias de Defesa da FIEP com o objetivo de ampliar a oferta de insumos e recursos produzidos pela indústria nacional às Forças Armadas. A reunião contou com a participação do general de Brigada R/1 Sergio Luiz Goulart Duarte, gerente do programa SISFRON, e do presidente do Comdefesa do Paraná, Nelson Hubner.

O SISFRON é um sistema de sensoriamento com o propósito de fortalecer a presença e a capacidade de monitoramento e de ação do estado na faixa de fronteira terrestre. O projeto mobiliza diversas cadeias produtivas, gerando emprego e renda. “Estamos em fase de pesquisa ao mercado de diversos sistemas. A solução encontrada para Campo Grande pode não ser a ideal para o Sul. Por isso, estamos pesquisando soluções para então avançar para a fase licitatória”, explicou o general de Brigada Sérgio Luiz Goulart Duarte, gerente do programa Sisfron.

>> Saiba mais sobre o Sisfron.

O general destacou ainda uma pesquisa encomendada pela Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança, e realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), que mostra que, a cada real investido em defesa, o retorno para a sociedade chega a R$ 3,66. “Queremos ampliar mais ainda as empresas parceiras desse projeto. A experiência que obtivemos na fase piloto reforça a confiança na capacidade da indústria brasileira de resolver grande parte das soluções”, acrescentou.

::: Expodefense 2021

O industrial Cesar Olsen, presidente do Comdefesa, destacou a realização da segunda edição da SC Expo Defense, feira de tecnologias e produtos de defesa, que ocorre nos dias 2 e 3 de setembro, na Base Aérea de Florianópolis. O evento é uma iniciativa da Federação das Indústrias (FIESC), por meio do seu Comitê da Indústria de Defesa (Comdefesa) e da Base Aérea de Florianópolis. A feira reunirá profissionais ligados à defesa nacional, com o objetivo de mostrar o que há de mais moderno em produtos e tecnologia deste segmento, promovendo a integração das Forças Armadas com a indústria e centros de tecnologia.

Reserve seu espaço: Se sua empresa deseja participar da SC Expo Defense como expositora ou patrocinadora do evento, clique aqui e saiba mais.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina