Eventos buscam impulsionar projetos sociais do Estado

Capivari de Baixo, Araranguá e Jaraguá do Sul terão atividades; objetivo é incentivar apoio de empresas a ações de saúde, educação e áreas afins

Florianópolis, 04.03.2024 - A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) promove neste mês de março três eventos para incentivar empresas a direcionarem parte do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) a projetos sociais do Estado. O objetivo é contribuir com o desenvolvimento social e econômico nos municípios catarinenses.
Em Capivari de Baixo, no dia 12, no Auditório da Diamante Energia, será realizada a primeira Jornada Social em Foco do ano. Haverá palestra sobre incentivos fiscais com a advogada Mariana Kadletz e apresentação de casos práticos de empresas que direcionam o IRPJ a projetos sociais. Um deles será o da Diamante Energia.
Em Araranguá, no dia 13, o evento será no Centro de Eventos Dalmoro, no mesmo formato: palestra sobre incentivos fiscais e interação com empresas como a Alliance One, multinacional agrícola com sede global nos EUA que investe em projetos sociais de Santa Catarina via IRPJ.
Nestas duas cidades, os públicos-alvo são representantes de empresas, de organizações sociais, de entidades como Receita Federal e profissionais, como contadores. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui: Capivari de Baixo e Araranguá.
Em Jaraguá do Sul, nos dias 27 e 28, a Fiesc promoverá o Elabora Social. Trata-se de um evento que reunirá, no Instituto SENAI de Tecnologia em Mobilidade Elétrica e Energias Renováveis, organizações sociais da região com projetos compatíveis com as leis de incentivo fiscal, e empresas dispostas a apoiá-los. As inscrições estão abertas neste link.
IRPJ para projetos sociais
Empresas que tributam por lucro real podem direcionar até 10% do imposto devido a projetos sociais de saúde, infância e adolescência, esporte, cultura, assistência a idosos e pessoas com deficiência. Podem ajudar iniciativas como o Musicarium, camerata de Joinville formada majoritariamente por alunos de escolas públicas.
No Estado, se todas as empresas habilitadas fizessem a destinação, cerca de R$ 250 milhões poderiam ser aplicados em projetos sociais.