Soluções de robótica, tecnologias aeroespaciais e equipamentos militares estarão em exibição no Seminário Pró-Pesquisa, realizado pelo Departamento de Educação e Cultura do Exército (Decex) em parceria com a FIESC nos dias 17 e 18

SERVIÇO
Seminário Pró-pesquisa
Data: 17 e 18 de setembro
Onde: Sede da FIESC, em Florianópolis - Av. Admar Gonzaga, 2765 - Itacorubi
Atenção: credenciamento de imprensa pelo e-mail [email protected] 

Florianópolis, 12.09.25 - Soluções em robótica, novas tecnologias desenvolvidas para o setor aeroespacial, equipamentos militares e de defesa inovadores estão entre as atrações do Seminário Pró-Pesquisa, que ocorre na Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) nos dias 17 e 18 de setembro. O evento, organizado pelo Departamento de Educação e Cultura do Exército (Decex) em parceria com a Federação, traz pesquisadores e especialistas de todo o país em áreas como Desempenho Humano, Defesa e Inovação para uma série de palestras e painéis.

:: Confira a programação completa e faça sua inscrição. 

Industriais catarinenses que conduzem parcerias com o meio acadêmico e científico também estão na programação, em painéis que debatem as possibilidades de colaboração e aplicação prática do conhecimento científico no setor produtivo. Entre eles está o CEO da Vesper Biotechnologies, Gabriel Bottos. O coordenador de inovação do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados e líder do programa Brassat, Renato Simão, fala sobre a nova fronteira espacial e as iniciativas catarinenses em “new space”.

Entre os equipamentos militares, os visitantes poderão conferir de perto as tecnologias embarcadas no Guarani, viatura blindada desenvolvida no Brasil pelo Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército. A produção do Guarani é realizada na fábrica da IVECO, em Sete Lagoas (MG), gerando 200 empregos diretos e 1400 indiretos. O veículo possui cerca de 90% de componentes brasileiros. Inclusive o aço da blindagem é fabricado no Brasil.

A programação traz ainda nomes como Aline Figlioli, especialista em ambientes de inovação, com foco no desenvolvimento de políticas públicas, parques tecnológicos e metodologias de inovação aberta.

O evento conta com a participação do ex-ministro da Defesa, José Aldo Rebelo Figueiredo, do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Cel. Marco Laporta; do coordenador Pedagógico da CBF Academy, Antônio Carlos Gomes; e também de Estélio Dantas, professor facilitador da Academia Brasileira de Treinadores - ABT, do Instituto Olímpico Brasileiro - IOB, do Comitê Olímpico do Brasil - COB.


Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas

Quer acesso a mais conteúdos como esse? Assine a newsletter Indústria News e receba direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn. 

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

* indicates required

De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/18, o titular do dado manifesta a concordância no tratamento dos dados pessoais fornecidos para o recebimento de boletins informativos e a FIESC compromete-se em cumprir suas obrigações referentes ao tratamento dos dados.

Acesse nossa política de privacidade para saber mais.

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn