Florianópolis, 10.07.2024 – Especialistas em saúde e economia discutem nesta quinta (11), na Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), meios para colocar o estado como ponto de investimentos do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS).
O CEIS é uma das propostas para o fortalecimento do setor produtivo até 2033. Foi apresentado em janeiro deste ano pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), formado por governo federal, sociedade civil, indústrias e trabalhadores.
Ele pretende articular três setores: indústria química e biotecnológica (produz remédios, vacinas, reagentes), indústria mecânica, eletrônica e de materiais (fabrica equipamentos mecânicos, eletrônicos e próteses) e operadores (hospitais e serviços de diagnóstico e tratamento).
Do ponto de vista econômico, é percebido como algo capaz de futuramente alavancar a indústria da saúde no Brasil porque só o SUS, maior sistema público de saúde do mundo, garantiria a compra de boa parte da produção.
Por meio do CEIS, por exemplo, a indústria metalmecânica do país poderia produzir ou aumentar a produção de equipamentos como respiradores, que precisaram ser importados na pandemia.
ESTADO
Em Santa Catarina, a indústria da saúde é a sexta no ranking local de produtividade. Entre outros, produz medicamentos para pessoas e animais, aparelhos eletromédicos, eletroterapêuticos e instrumentos para uso médico e odontológico.
A FIESC e o governo do estado avaliam que o CEIS tem potencial para fortalecer a indústria da saúde e ser motor do desenvolvimento econômico de Santa Catarina a médio e longo prazos por causa da demanda futura de produtos deste segmento. O que precisa ser feito para tanto, será o mote da discussão desta quinta.
O evento será no auditório da Academia FIESC de Negócios, a partir das 13h30, para convidados.
PROGRAMAÇÃO
Abertura: Mario Cezar de Aguiar (Presidente da FIESC) e Cleverson Siewert (Secretário da Fazenda de SC)
Palestra 1: Cooperação competitiva para um novo Complexo Econômico-Industrial da Saúde, com Denizar Viana (Ex-secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde 2019-2020).
Palestra 2: A Estratégia Nacional de Adensamento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, com Fabrício Silveira (Superintendente de Política Industrial da CNI).
Palestra 3: Ecossistema de inovação e produção para efetivação do acesso à saúde, com Camile Giaretta Sachetti (Assessora da presidência da Fiocruz) e Jorge Costa (Assessor da vice-presidência da Fiocruz para Ciência e Tecnologia).
Palestra 4: Avanços Recentes na Descoberta de Novos Medicamentos e os Desafios ao Acesso à População, com João Calixto (Diretor-Presidente do Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos SC)
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas