Joinville, 21.02.2025 – Um evento no Instituto SENAI de Inovação, em Joinville, nesta quinta (20), discutiu os impactos da escassez de mão de obra qualificada no setor de Tecnologia da Informação (TI).
O encontro foi organizado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC), entidade da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), em parceria com a Communitech.
O gerente-executivo da FIESC em Joinville, Marco Goetten, mostrou um dado preocupante: o Brasil forma 53 mil profissionais de TI por ano, mas o mercado precisa de 800 mil.
Em parte, este déficit ocorre porque o mercado não desenvolve profissionais experientes e muitos jovens têm dificuldade de conseguir o primeiro emprego na área.
A falta de profissionais qualificados pode levar a atrasos em projetos, redução da inovação e dificuldades na manutenção de sistemas críticos, por exemplo.
SOLUÇÕES
Goetten mostrou aos participantes as soluções das entidades da FIESC, sobretudo o SENAI/SC, para desenvolver profissionais com habilidades tecnológicas demandadas pelo mercado.
Em linhas gerais, os cursos e programas do sistema FIESC têm conexão com o mercado, focam em empregabilidade e buscam impulsionar carreiras.
Santa Catarina tem 22,1 mil empresas de tecnologia. Elas empregam 76,7 mil pessoas e faturam cerca de R$ 24 bilhões por ano.
SOBRE
O IEL/SC é um importante parceiro para o desenvolvimento das empresas catarinenses. Busca conectar negócios, conhecimento e pessoas, gerando transformações impactantes.
Entre outras ações, a entidade traz novas ideias às organizações por meio da troca de boas práticas de inovação e da seleção e inserção de talentos no mercado.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas