EUA querem avançar no comércio bilateral com SC, informa embaixador na FIESC

Todd Chapman participou de reunião on-line da diretoria da Federação e destacou a necessidade de realizar acordos quanto às questões relacionadas às aduanas, comércio digital, tecnologia e setor de defesa

Florianópolis, 24.7.2020 – O embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, informou, em palestra durante a reunião on-line da diretoria da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), nesta sexta-feira (24), a intenção do governo de seu país, de ampliar as relações comerciais com o estado catarinense. “Queremos ter um plano estratégico com o estado para avançar na agenda bilateral que mantemos com os estados brasileiros e aproveitar todas as oportunidades que existem no país”, afirmou. Chapman ressaltou que a Embaixada dos EUA no Brasil, por meio do Consulado Geral em Porto Alegre, sob comando do cônsul-geral Shane Christensen, que também participou da reunião, está pronta para trabalhar neste projeto.

Segundo Chapman, existem áreas em que os acordos podem avançar na facilitação de comércio, entre as quais nas questões relacionadas às aduanas, comércio digital, tecnologia, setor de defesa, entre outros. Ele destacou a sensibilidade da questão da tecnologia 5G. “Temos interesse nas reformas econômicas. Não temos um acordo de dupla tributação, temos que reduzir o custo Brasil, para facilitar a entrada de mais investidores no país”, ressaltou.
O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, destacou o interesse de Santa Catarina em estreitar as relações institucionais e comerciais, em especial nas áreas de inovação e tecnologia. “Os Estados Unidos são um importante parceiro de Santa Catarina e queremos incrementar o intercâmbio comercial bilateral”, observou.

A secretária executiva de Assuntos Internacionais do governo de Santa Catarina, Daniela Abreu, também participou da reunião. Ela ressaltou a aproximação de sua pasta com a FIESC.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina