Florianópolis, 24.5.2017 – Uma equipe composta por seis estudantes do ensino fundamental da escola do SESI de Brusque participa de 26 a 29 de maio da etapa internacional do Torneio de Robótica FIRST LEGO League (FLL), no Open European Championship, em Aarhus, Dinamarca. O resultado é decorrente do desempenho obtido na etapa nacional da FLL, realizada em Brasília, em março desse ano. Essa é a segunda vez que uma equipe catarinense participa da etapa internacional do campeonato. Em 2016, estudantes disputaram o mesmo torneio, realizado em Saint Louis, nos Estados Unidos, ficando entre as 20 melhores equipes do mundo.
Integram a equipe os estudantes Ana Carolina Uhlmann, Ana Carolina Nuss, Arthur Felipe Carminati, Marcelo Chagas Azambuja, João Guilherme Comandolli Jordão e Thiago Day, orientados pelos professores Thiago Bortoluzzi Pinto e Gianne Moritz Duarte. “Estamos cuidando dos últimos detalhes do robô e fechando as malas, para poder embarcar. Torçam pela gente, pois estaremos representando o Brasil inteiro na competição”, pede a estudante Ana Carolina Nuss.
Durante o torneio internacional, cerca de 120 equipes do mundo todo terão seus projetos de pesquisa avaliados, baseado no desafio desta temporada Animal Allies. O time catarinense apresentará como projeto de pesquisa o site Animal Friendship, com orientações aos usuários de como proceder ao encontrar animais silvestres. O portal servirá de apoio para a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Brusque (Fundema).
Além do projeto de pesquisa e do desafio do robô, as equipes são avaliadas em mais duas categorias: design de robô, em que os alunos planejam, projetam, constroem e programam os robôs; e core values, na qual o que conta é o trabalho em equipe, o respeito e a integração.
Aprendizagem
Ao inserir a robótica em sala de aula, o torneio estimula o aprendizado de conteúdos de física, química, biologia e matemática, com mais inovação, criatividade e raciocínio lógico. A competição também incentiva os alunos a escolherem carreiras nas áreas de engenharias e tecnologias, fundamentais para a inovação nas empresas.
Desde 2013, o SESI é o operador oficial do Torneio de Robótica FLL, em parceria com a instituição norte-americana FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology) e o Grupo LEGO Education (Dinamarca).
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina