Florianópolis, 10.10.2016 – Quatro estudantes do SESI de Brusque, entidade da FIESC, embarcaram neste domingo (9) para Recife, onde disputam a etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica. O evento tem apoio do CNPq e visa a estimular as carreiras científico-tecnológicas, além de promover debates e atualizações sobre o tema. As provas, que seguem até quarta-feira, dia 12, já reuniram mais de 111 mil participantes em todo o País desde a etapa regional.
O cenário da competição simula um ambiente de desastre em mundo real onde o resgate de vítimas precisa ser feito por robôs, que precisam ser completamente autônomos para cumprir a missão. Eles devem seguir uma trilha cheia de obstáculos e desafios. O robô terá que ser ágil para superar terreno hostil (redutores de velocidade) sem ficar preso; atravessar terrenos desconhecidos (gaps na linha) onde a trilha não pode ser reconhecida; desviar de escombros (obstáculos) e subir montanhas (rampa) para conseguir salvar a vítima, transportando-a para uma área segura onde os humanos podem assumir os cuidados do resgatado.
Ainda este ano, estudantes do SESI de Brusque também competiram no torneio internacional First Lego League, realizado nos Estados Unidos de 28 a 30 de abril. Eles encerraram a participação na disputa entre os 20 melhores do mundo.
Assessoria de Imprensa da FIESC
48 3231 4244 | 48 9176 2505
elida.ruivo@fiesc.com.br
Equipe de Brusque participa das provas que ocorrem em Recife (PE) de 9 a 12 de outubro