Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Estudantes do SENAI vencem competição nacional de construção de drones

Alunos de Joinville conquistaram primeiro e segundo lugares nas provas realizadas neste final de semana

Florianópolis, 10.9.2018 – Equipes do SENAI de Joinville venceram a Competição Fórmula Drone 2018, realizada de 7 a 9 de setembro na Universidade  Federal  de  Itajubá, Minas Gerais. A competição, em seu segundo ano, reuniu 39 equipes e 415 concorrentes de instituições de ensino técnico profissional de nível médio das cinco regiões do país. Os estudantes catarinenses conquistaram a primeira e a segunda colocação da prova.

As duas equipes são formadas por alunos do ensino médio articulado aos cursos técnicos de Automação, Mecânica, Informática e Química. Para Eduardo Tomelin, capitão da equipe Ases do Sul, campeã da competição, o esforço despendido nos treinos foi recompensado. “Trabalhamos muito para deixar o equipamento e os integrantes das equipes preparados para as provas. O apoio e acompanhamento dos coordenadores e dos padrinhos foram fundamentais para o resultado alcançado”, destacou.

Na avaliação do estudante Felipe Alex Zieschi, capitão da equipe Blue Bird North, vice-campeã, a preparação iniciada em fevereiro seria suficiente para obter uma boa colocação. “O ponto decisivo para a conquista de primeiro e segundo lugares foi a união das duas equipes. Não pensamos no resultado separado, mas no desempenho do SENAI Joinville como um todo”, garantiu.

O diretor do SENAI Região Norte/Nordeste Marcos Hollerweger disse que o desempenho dos estudantes consolida o modelo de educação que a instituição desenvolve. “O nosso modelo permite que os alunos utilizem os conhecimentos para desenvolver projetos práticos, que trazem benefícios para a sociedade e os motiva a enfrentar novos desafios e novas conquistas”, ressaltou Hollerweger.

O resultado, segundo o professor Daniel de Aviz, se deve ao bom trabalho que antecedeu à competição. “A preparação permitiu que os alunos superassem as dificuldades que encontraram durante as provas, mantendo-se motivados para realizar os desafios. O desempenho confirma que o SENAI está no caminho certo, com tecnologias compatíveis com o mercado, já que é a primeira vez que o grupo participa da competição”, lembra Daniel que coordenou as atividades dos alunos. A pontuação foi muito semelhante, com apenas 4 pontos de diferença entre o primeiro e o segundo lugar e 30 pontos de vantagem em relação ao terceiro colocado.

O Projeto SAE BRASIL Fórmula Drone - É um programa de natureza educacional a cargo da SAE BRASIL – sociedade brasileira da tecnologia da mobilidade - cujo objetivo é estimular a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia de sistemas aplicada à operação de aeronaves de asas rotativas tipo drone, por parte de estudantes e professores do ensino profissional técnico de nível médio, através de aplicações práticas e da competição entre equipes, oriundas de escolas técnicas de todo o Brasil, públicas e privadas.

Com informações de EDM Logos Comunicação. 

Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina
48 | 3231 4244
imprensa@fiesc.com.br 
 

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn