Estudantes do SENAI desenvolvem drones para competição nacional

Desafio ocorre em Itajubá (MG) de 7 a 9 de setembro; jovens são alunos do ensino médio articulado aos cursos técnicos

Florianópolis, 03.9.2018 – Dois grupos de estudantes do SENAI de Joinville, entidade da FIESC, participarão da Competição Fórmula Drone 2018 que será realizada de 7 a 9 de setembro na Universidade Federal de Itajubá, em Minas Gerais. As equipes são compostas por alunos do ensino médio articulado aos cursos técnicos de Automação, Mecânica, Informática e Química. As equipes Blue Bird North e Ases do Sul, como são denominadas, estão trabalhando no projeto desde fevereiro.

Equipes integradas por até 15 alunos, supervisionadas por um professor da instituição que representam, deverão desenvolver sistemas instalados a bordo de drones, visando o cumprimento de tarefas (ou missões) que constituem o desafio técnico da Competição. Os drones foram desenvolvidos para cumprir cinco missões: decolar, fazer uma medição, decolar com um objeto e soltar em um local pré-determinado, voar, fazendo desvio de obstáculos, e fazer uma entrega em determinado local.

Na avaliação do professor Daniel de Aviz, que está acompanhando as atividades, os estudantes evoluíram bastante tecnicamente e também nos trabalhos em equipe. “É um grande desafio, mas eles estão preparados, desenvolveram habilidades que permitiram estar prontos para a competição, além de motivados para representar a instituição”, garantiu.

A competição, em seu segundo ano, terá 39 equipes e 415 concorrentes de instituições de ensino técnico profissional de nível médio das cinco regiões do país. As 39 equipes representam 37 escolas técnicas, de 11 estados, mais o Distrito Federal.

O evento integra programa da SAE BRASIL – Sociedade Brasileira da Tecnologia da Mobilidade - cujo objetivo é estimular a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia de sistemas aplicada à operação de aeronaves de asas rotativas tipo drone, por parte de estudantes e professores do ensino profissional técnico de nível médio, através de aplicações práticas e da competição entre equipes, oriundas de escolas técnicas de todo o Brasil, públicas e privadas.

O Projeto Fórmula Drone conta com o apoio do Ministério da Educação (MEC), por intermédio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Ensino Superior (CAPES) e tem como patrocinadores as empresas AEL Sistemas e Avibras Indústria Aeroespacial. Conta, também, com o apoio da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), da Prefeitura Municipal de Itajubá (PMI) e do International Council of Aeronautical Sciences (ICAS).

Com informações de EDM Logos.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina
48 | 3231 4244