Estudantes de SC disputam vagas para torneio mundial de educação profissional

Competição prossegue na semana que vem em nove cidades do País com a participação de alunos de Jaraguá do Sul, Tubarão, Joinville, Criciúma, São José, Lages e Blumenau

Florianópolis, 22.7.2016 – Na próxima semana, mais 13 estudantes de Santa Catarina, entre os quais nove do SENAI, disputam as provas seletivas para o WorldSkills Competition, o torneio internacional de educação profissional, cuja edição de 2017 será em Abu Dhabi. É mais um passo na concretização do sonho de ser o melhor do mundo em suas profissões.

Nas provas, a serem realizadas em nove cidades do País, incluindo Blumenau, os alunos das diversas áreas profissionais serão avaliados pelos conhecimentos, habilidades e atitudes que demonstrarem. Eles são desafiados a produzir peças, coleções de moda, paredes em dry wall (gesso acartonado) ou revestidas em cerâmica, desenhos mecânicos, todos com elevado grau de complexidade, e devem mostrar capacidade de planejamento, execução, aproveitamento de recursos e comportamento esperados de um profissional do século XXI.

Maria Julia de Lima Dassoler, acadêmica do curso superior de Tecnologia em Design de Moda do SENAI/UNESC de Criciúma, está entre os 17 competidores de Tecnologia da Moda, cuja prova será na cidade catarinense de Blumenau. Classificada na etapa estadual, Maria Julia ressalta que, a exemplo dos demais, tem realizado treinamentos intensos. “Tenho estudado e praticado muito. São dois turnos todos os dias e mais alguns períodos à noite. Como não sabemos quais serão os desafios na seletiva estamos nos preparando em várias áreas”, conta a estudante.

O aluno Eric Cristhiano Marcelino da Silva, de Tubarão, buscará o ouro em Web Design, na cidade de Macapá-AP. “Tenho treinado todos os dias em média oito horas e será um orgulho muito grande se puder representar o Brasil na WorldSkills”, afirma. Em Curitiba, Bruno Davila Gruner, de Jaraguá do Sul, competirá em Polimecânica. “A gente evolui bastante desde a última participação na etapa estadual [da Olimpíada do Conhecimento]. O último competidor conseguiu trazer equipamentos, experiências e compartilhou isso comigo. Ele me ajudou no treinamento. E como a pontuação dele chegou próxima das medalhas, a gente sabe que tem como conseguir o ouro”, afirma Gruner, confiante no resultado positivo.

Outros alunos do SENAI/SC farão as provas em outros Estados na próxima semana. De Joinville, Jackson Pereira Leite (em Tornearia CNC) e Rodrigo Keller (Fresagem CNC) irão a São José dos Campos–SP. De Blumenau, Danielle Cristine Rodrigues irá a João Pessoa-PB disputar em Aplicação de Revestimentos Cerâmicos, enquanto Matheus Henrique Seibt participa em Sistema de Construção Dry Wall, na cidade de Manaus–AM. O estudante do SENAI de Lages Vagner Silva vai a Aracaju-SE, disputar em Desenho Assistido por Computador – CAD. Da cidade de São José, Odair Perazza Junior participará em Eletrônica Industrial, em Fortaleza-CE.

De 18 a 22 de julho, o estudante Frederico Rieck, de Joinville, disputou em Taguatinga-DF provas de confeitaria e obteve a sexta colocação. O mesmo desempenho foi registrado pelos jovens Lucas Baumgarten, Cleverton Siqueira e Bruna Franke, de São Bento do Sul, que participaram das seletivas para a ocupação manufatura integrada, em Curitiba-PR.

As seletivas à WorldSKills se iniciaram em 4 de julho e prosseguem até 12 de agosto. No total, Santa Catarina tem 40 competidores, dos quais 30 são do SENAI, que competem em 26 ocupações industriais. Eles querem carimbar o passaporte para Abu Dhabi, onde o evento reunirá 1,2 mil estudantes de mais de 70 países. Vencedor na classificação geral na edição de 2015, realizada em São Paulo, o Brasil vai ao evento para defender o título de campeão mundial de profissões.

Os competidores do SENAI/SC na próxima semana (de 25 a 29 de julho)

Blumenau
Danielle Cristine Rodrigues, na ocupação de Aplicação de Revestimentos Cerâmicos (prova em: João Pessoa – PB)
Matheus Henrique Seibt, em Sistema de Construção Dry Wall (prova em: Manaus – AM)