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Estudantes de Santa Catarina vão disputar torneio de robótica no Rio de Janeiro

Evento realizado pelo SESI se inicia nesta quarta-feira, dia 2, e segue até dia 5 de agosto com cerca de 600 competidores de 24 estados; oito equipes de SC competem com réplicas de carros da Fórmula 1 e robôs de até 56 kg

Florianópolis, 26.07.2023 - Estudantes de Santa Catarina participam no Rio de Janeiro do Festival SESI de Robótica Off Season. Realizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI) nacional, o evento se inicia nesta quarta-feira (2) e segue até sábado, dia 5, na Marina da Glória, na capital do RJ.  

O torneio vai reunir 90 equipes, com 6 a 10 integrantes cada, de 24 estados brasileiros. Os estudantes, do ensino médio, competem em uma das três modalidades - F1 in Schools, FIRST Tech Challenge (FTC) e FIRST Robotics Competition (FRC) -, que envolvem desde réplicas de carros de Fórmula 1 a robôs que chegam a 2 m de altura e 56 kg. 

O estado terá oito equipes nas três modalidades.  

F1 in Schools 
Os alunos modelam e constroem um carro em miniatura de Fórmula 1, que corre em uma pista reta de 20 metros impulsionado por um cilindro de CO2.  
- Alpha, da Escola S de Criciúma   
- Curie Team, da Escola S de Florianópolis   
- Interlagos, da Escola S de São José 

FTC 
Os estudantes constroem e programam robôs de médio porte, de até 19kg, a partir de um kit de peças reutilizáveis para que eles cumpram atividades, como carregar discos e blocos, em uma arena. 
- 19194 Carvoeiros AgroTECH, da Escola S de Concórdia
- 19193 SESI SENAI SC AgroTech, da Escola S de Concórdia  
- 23069 SESI SENAI SC TechMaker Challenge, do Espaço de Educação Maker de Blumenau 

FRC 
Os competidores constroem e programam robôs de porte industrial, que chegam a 56 kg e 2 metros de altura, para realizarem tarefas em uma arena.  
- 5800 Magic Island Robotics, do Instituto Federal de Santa Catarina em Florianópolis 
- 9047 SESI SENAI SC TechMaker Robotics, do Espaço de educação Maker de Blumenau 

Não são só a velocidade do carro na pista e o desempenho dos robôs na arena que contam. Os estudantes também são avaliados pelos diversos recursos que utilizam para projetar, modelar, construir e programar os robôs e as miniaturas de carros da Fórmula 1; além de projetos sociais com a comunidade e do plano de marketing e da gestão financeira das equipes. 

Com informações da Agência CNI
 

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