Solução foi desenvolvida na temporada Cargo Connect do torneio SESI de Robótica FLL e visa facilitar a entrega de encomendas quando o destinatário está ausente

 
Florianópolis, 10.05.2022 – Dez projetos de inovação apresentados nas etapas regionais dos torneios de robótica da First Lego League (FLL) estarão disputando a etapa nacional entre os dias 27 e 29 de maio, em São Paulo. Entre eles está uma solução desenvolvida por estudantes da Escola S de Lages e que visa facilitar a entrega de encomendas quando o destinatário está ausente.

Os trabalhadores que atuam como motoristas ou entregadores de aplicativos somam mais de 1,4 milhão no Brasil, segundo o Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea). Isso representa cerca de 31% dos trabalhadores do setor de transporte, armazenagem e correios do país! 

Para criar o projeto de inovação da temporada Cargo Connect, a equipe de Lages lembrou daqueles momentos quando o entregador chega com o produto em casa e a pessoa não está para recebê-lo. Como solução para este problema, eles criaram o F.O.R.E.V.E.R. (Facilitador Organizacional Responsável por Entregas Eletrônicas), um drone com uma câmera — usada para facilitar o voo e garantir que o produto foi entregue. As mercadorias são embaladas em uma sacola biodegradável, com custo médio de 28 centavos a unidade.

A logística foi pensada desta forma: quando o entregador chega no destino e não tem ninguém para receber o produto, ele liga para o cliente pedindo autorização para o uso do F.O.R.E.V.E.R. Com a autorização, na frente da casa ele pega o drone, fixa o pacote nele e pilota passando por cima do muro e deixando a encomenda dentro da casa em segurança.

“Conseguimos uma parceria com a parte de inovação e desenvolvimento dos correios que adoraram a ideia e estamos aguardando um dia para testá-lo com eles, isso foi muito importante para a continuidade do projeto. Ainda estamos aprimorando nosso protótipo para chegar a um produto que possa ser distribuído”, contou a equipe.

Além dos estudantes de Lages, disputam a etapa nacional equipes de Blumenau, Brusque, Criciúma, Concórdia e Rio do Sul.
 

Com informações da Agência de Notícias da CNI


Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC

Inscreva-se e receba semanalmente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina