Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Estudantes de Escolas SESI em SC se destacam em competição de foguetes

Equipes de Criciúma e Tubarão conquistaram troféus, medalhas e menção honrosa; disputa realizada em Barra do Piraí (RJ) já reuniu 64 times do país

Florianópolis, 17.09.2024 – Estudantes das Escolas SESI em Criciúma e Tubarão conquistaram dois troféus e duas medalhas na Mostra Brasileira de Foguetes realizada em Barra do Piraí (RJ), em agosto.

As duas equipes de Criciúma, formadas por alunos de segundo e terceiro anos do Ensino Médio, ficaram com o primeiro lugar na competição de nível 4, em uma escala que vai até 5.

Os foguetes que fizeram com garrafas PET atingiram 206 e 237,5 metros de distância. A impulsão foi feita por reação química entre vinagre e bicarbonato de sódio.

Giovana da Silva Rabelo, aluna do terceiro ano, chamou de “emocionante” a experiência. E Gabriel Bento de Souza, do segundo, disse que em 2025 estará “ainda mais forte”.

As equipes de Tubarão conquistaram uma medalha de ouro e uma de prata, além de uma menção honrosa nas categorias que competiram.

Até o fim do ano, estudantes das Escolas SESI em São Miguel do Oeste, Lages e Joinville também vão competir (por causa da quantidade de times, a disputa é feita em mais de uma data).

PAÍS

A mostra já reuniu 64 equipes de escolas de todo o Brasil. Os participantes que já competiram foram desafiados a construir e a lançar foguetes, a partir de uma base, o mais distante possível.

Só participam da etapa nacional alunos que, na fase realizada nas próprias escolas, conseguem distâncias maiores que 100 metros.

Este é o quarto ano em que turmas das Escolas SESI em Santa Catarina participam do nacional. Em 2021, conquistaram 12 medalhas. Em 2022, nove. E em 2023, 14.

CIÊNCIA

Construir foguetes é um dos projetos desenvolvidos dentro da abordagem educacional das Escolas SESI, que usa Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM, da sigla em inglês) para orientar a investigação, o diálogo e o pensamento crítico.

O resultado são estudantes que assumem riscos calculados, se envolvem em experiências de aprendizado, persistem na resolução de problemas e colaboram e trabalham por meio de processos criativos.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn