Estudantes da Escola SESI vão à competição mundial promovida pela Fórmula 1

Resultado das disputas foi anunciado neste sábado (2), em Brasília, no encerramento do Festival SESI de Educação; equipe de Criciúma ficou em segundo lugar nas disputas da F1 in Schools, por isso garantiu sua vaga, além de ser reconhecida com premiações em mais três categorias

Florianópolis, 2.03.2024 - Estudantes da Escola SESI de Criciúma conquistaram uma vaga para participar do mundial F1 in Schools, projeto de engenharia da Fórmula 1 que visa estimular jovens a seguir carreira nesta área. A equipe Alpha ficou em segundo lugar nas competições realizadas durante o Festival SESI de Robótica, que se encerrou neste sábado (2), em Brasília.

Eles se destacaram ainda na apresentação verbal do projeto, patrocínio e marketing, além do escrutínio, levando mais três premiações. “Nós estamos muito felizes de poder representar o Brasil. É algo que, tanto as gerações anteriores quanto a geração atual, vem trabalhando e se esforçando muito para conseguir uma vaga no mundial. Com certeza a gente vai dar o nosso melhor para fazer um trabalho bem feito”, garante Sofia Ferreira, de 16 anos, que integra a equipe Alpha. Ainda nas competições da F1 in Schools, estudantes da Escola SESI de São José foram reconhecidos nas categorias carro mais veloz e pensamento criativo.

Outro time que se destacou no festival, porém nas competições da FIRST LEGO League Challenge (FLLC), foi a Agrorobots, de Concórdia. Eles conquistaram o segundo lugar como melhor projeto de inovação com a Biblioteca de Memória (BIME), que visa prevenir e retardar a doença de Alzheimer. Os ‘kits BIME’, produzidos em parceria com a Gráfica Rocha, são estímulos cognitivos e vão incluir acessórios para técnicas como pintura. “O kit traz um manual de instruções com a reprodução de obras de Cândido Portinari, que remetem à infância e estimulam a memória. As obras são para inspirar a pintura dos retalhos em algodão cru que acompanham o kit, além das cores primárias e lápis de cor aquarelável”, detalha Jandira Saiba, docente técnica da equipe.

Da Escola SESI de Lages foi premiado o time Robobaio por demonstrar espírito em equipe e com todos os outros competidores (core values). Santa Catarina também se destacou entre os técnicos com o reconhecimento ao docente Cléber Marinho, da Escola SESI de Criciúma.

Na modalidade FIRST TECH Challenge (FTC), na qual os robôs são construídos a partir de kits básicos e podem utilizar outros materiais como acrílico, MDF, impressoras 3D e peças de metal, a equipe de Concórdia venceu na categoria pensamento criativo.

O festival ocorreu entre 28 de fevereiro a 2 de março, contou com a participação de quase 2 mil competidores e 27,8 mil visitantes.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC