Florianópolis, 26.11.2024 – Estudantes da Escola SESI em Criciúma se destacaram no mundial de robótica promovido pela Fórmula 1, tradicional corrida de carros que consagrou brasileiros como Emerson Fittipaldi e Ayrton Senna.
Eles conseguiram a segunda volta mais rápida da competição, com o tempo de 1.234 segundo (a Alemanha venceu com 1.233 segundo). Também foram finalistas na categoria sustentabilidade (premia o projeto de miniatura de carro mais sustentável).
Com a soma destes dois resultados, mais pontuação em outros critérios analisados, conquistaram a sétima colocação geral, entre 55 times do mundo inteiro.
A final foi nesta terça (26), na Arábia Saudita. Foi acompanhada por personalidades como o piloto espanhol Fernando Alonso, bicampeão da F1 (2005 e 2006).
>>> Assista à cerimônia da final
BRASIL
Os catarinenses representaram o Brasil no torneio, disputado por potências como China, Japão, Estados Unidos, Alemanha e Grã-Bretanha. A vaga foi conquistada no ano passado, com a segunda colocação na etapa nacional da competição.
Eles disputaram provas de arrancada com uma miniatura de carro de F1 que mede 50 centímetros, pesa pouco mais de 50 gramas, é movido por dióxido de carbono (CO2) e atinge até 70 km/h.
Também foram testados em provas de gestão, em que as equipes deveriam mostrar capacidade de administrar o projeto, cuidando de temas como orçamento, sustentabilidade e marketing.
>>> Conheça o projeto dos alunos
TRADIÇÃO
Esta foi a terceira vez que estudantes de Escolas SESI em Santa Catarina participaram do mundial de robótica da F1. As outras foram em Cingapura, em 2021, e na Inglaterra, em 2022.
A lista de feitos inclui títulos da etapa nacional em 2020 e 2021, e dois vice-campeonatos brasileiros em 2023 e 2024.
A equipe da Escola SESI que competiu na Arábia Saudita é formada por estudantes do ensino médio. Eles prepararam o carro em miniatura na escola, em horários complementares de estudo, com apoio de parceiros.
ENSINO
Robótica é um dos temas de destaque na abordagem de ensino usada nas Escolas SESI, chamada STEAM. Trata-se de sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.
Nesta abordagem interdisciplinar, os estudantes aplicam tecnologias em projetos que se utilizam da ciência, da matemática, da engenharia e das artes como ferramentas de investigação de problemas reais.
O TIME
Nome: Equipe Alpha Scuderia Sesi Senai Criciúma:
Integrantes
Pedro Guilherme Rosa Lutz, 19
Sofia Ferreira Scarsi, 16
Sofia Coelho Pereira, 16
Arthur Oliveira da Silva, 19
João Pedro Albino Neto, 18
Renato Cardoso Antunes Junior, 18
Técnico: Cleber José Marinho Junior
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas