Estudantes da Escola SESI de Joinville levam projeto a fórum sobre AVC

Tema escolhido foi o “AVC e o Tabagismo - Para uma vida saudável e livre do tabaco”

Florianópolis, 15.09.2023 - Pelo segundo ano consecutivo, estudantes do ensino médio da Escola SESI de Joinville participam de um projeto educacional promovido pela Associação Brasil AVC (ABAVC), entidade sem fins lucrativos que visa levar à comunidade informações sobre o Acidente Vascular Cerebral (AVC). Desta vez, um grupo de alunos do terceiro ano do ensino médio irá apresentar um trabalho no VII Fórum do AVC. O tema escolhido para o projeto, apresentado nesta quinta-feira, dia 14, foi “AVC e o Tabagismo - para uma vida saudável e livre do tabaco”.

Em 2022, estudantes do SESI participaram da Mostra Interativa Stoke, promovida pela Associação Brasil AVC, com o objetivo de aumentar a compreensão entre os jovens sobre o AVC e começar a implementar atividades de prevenção na comunidade escolar.
A proposta para que os estudantes participassem nesse ano partiu da médica Carla Moro, coordenadora do Programa de Residência Médica do Hospital Municipal São José, na especialidade de Neurologia, que acompanhou e coordenou o projeto do ano passado. "Decidimos abordar o tabagismo para conscientizar as pessoas sobre os riscos que ele traz à saúde", explica Carolina Viviana Schulz, que coordenou a pesquisa e o desenvolvimento do trabalho e, junto com os estudantes, definiu as etapas do projeto.

O tabagismo é um problema mundial de saúde pública, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e está relacionado a mais de 50 doenças como diabetes, hipertensão, AVC, infarto, doenças respiratórias, câncer, tuberculose, impotência e infertilidade. Segundo pesquisa do Inca (Instituto Nacional do Câncer), o uso de cigarros eletrônicos aumenta em mais de três vezes as chances de experimentar a versão convencional e mais de quatro vezes o risco de uso regular do produto.
Além de pesquisa bibliográfica, os alunos visitaram o Hospital Municipal São José (HMSJ), assistiram palestras com profissionais de saúde e tiveram uma aula sobre o tema com o pneumologista Fabiano Schwingel. A pesquisa e contato com os profissionais da saúde embasaram a construção das estratégias de divulgação e a elaboração dos materiais de comunicação.

Com o material pronto, o grupo retornou ao hospital para distribuir as placas de conscientização sobre o tabagismo. Os estudantes produziram 14 totens que foram expostos no Fórum do AVC e, depois, poderão ser utilizados em outros eventos promovidos pela ABAVC.

“Para complementar as atividades mencionadas, é importante ressaltar que os alunos não apenas absorveram o conhecimento adquirido durante as palestras, mas também o replicaram fazendo palestras a 500 estudantes. Essa ação de disseminação interna contribui para que um número ainda maior de alunos esteja ciente dos impactos negativos do tabagismo na saúde, reforçando o propósito educativo da iniciativa”, ressalta a professora Carolina.

A apresentação do projeto no fórum coube aos representantes da turma, os estudantes Bruno Soethe de Souza e Pedro Henrique Coppola. Ao lado do médico Fabiano Schwingel, que também falou sobre o impacto do tabagismo, participaram de uma mesa-redonda sobre o tema.

Com informações da assessoria de imprensa regional da FIESC.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC