Jaraguá do Sul 10.12.2014 - Fatores psicossociais, especificamente o estresse e a depressão, e seus impactos na indústria foram debatidos nesta terça-feira (09) na Tarde de Inovação, realizada no SESI em Jaraguá do Sul. O evento, promovido pela FIESC, por meio do SESI/SC, em parceria com o Centro de Tecnologia e Inovação (CTI) e o Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI), foi realizado com o objetivo de discutir soluções que reduzam o número de afastamentos causados por essas doenças.
O diretor do SESI na região, Jefferson Galdino, destacou que o evento ajudou a levantar elementos que ocasionam esses problemas. “Percebemos que fatores externos, como problemas familiares e financeiros, são determinantes nas causas do estresse e depressão”, afirma. Galdino ainda levantou a possibilidade de promover palestras sobre a administração de dinheiro para auxílio no combate desses aspectos.
O engenheiro Marco Antonio Silveira, pesquisador do CNPq em “Produtividade em Desenvolvimento Científico e Extensão Inovadora”, abordou, com ênfase no ponto de vista das empresas, como esses fatores influenciam no desenvolvimento e na competitividade da indústria. A psicóloga Marilda Lipp, PhD e pós-doutorada em estresse social, conduziu sua palestra numa abordagem geral sobre o tema.
No final do encontro, foi realizado uma dinâmica, onde as empresas participantes pontuaram os principais fatores que causam estresse e indicações de ações que podem ser desenvolvidas para a prevenção.