Escola SESI de Referência de Joinville recebe diretoria da ACIJ

Presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, apresentou a nova estrutura aos diretores da Associação; inauguração ocorre no dia 26 de abril com a participação de diversas autoridades e lideranças empresariais

Joinville, 1°.4.2024 - A convite da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), a diretoria da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ) se reuniu nesta segunda-feira, 1º, na Escola SESI de Referência junto ao Moinho Joinville. A solenidade de entrega da escola ocorre no dia 26 de abril com a participação de diversas autoridades e lideranças empresariais.

Na reunião, o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, detalhou dados econômicos do estado e do município. “Os números colocam Santa Catarina em evidência. Temos a menor taxa de desemprego do país, a quinta maior arrecadação federal em 2023, com R$ 113 bilhões, mas o retorno do governo federal não é proporcional, recebemos somente 10% do valor arrecadado”, destacou Aguiar.

O presidente também lembrou que Santa Catarina é um estado com vocação para a indústria, tem o sexto maior PIB do país - registrou R$ 455,6 bilhões em 2022. “Diferentemente de outros estados, as grandes indústrias catarinenses nasceram aqui, graças ao empreendedorismo que as caracterizam”, afirmou. Aguiar trouxe dados da economia de Joinville, que tem o maior PIB industrial do estado. A cidade é uma das três no ranking global Ecossistema Startups 2023 (Startup Ecosystem Index Report), que lista mil cidades do mundo inteiro levando em conta número de startups, a qualidade delas e o ambiente de negócios.

A diretoria da ACIJ também teve a oportunidade de conhecer a Escola SESI de Referência, um investimento da FIESC de R$ 150 milhões. “Nossos maiores gargalos são capacitação de mão de obra e infraestrutura. A escola vem atender à demanda do mercado de trabalho que precisa de profissionais qualificados”, apontou Maria Regina de Loyola Rodrigues Alves, presidente da ACIJ.

Com informações da assessoria de imprensa regional da FIESC.

Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC