Florianópolis, 24.07.2024 – As Escolas SESI em Santa Catarina ampliaram as experiências em artes para estimular habilidades criativas e enriquecer a aprendizagem de estudantes dos ensinos infantil, fundamental e médio.
Teatro, produção de vídeos e criação de áudios são algumas das atividades ampliadas nos turnos e contraturnos escolares em unidades de todas as regiões do estado.
Um dos destaques é a criação do Dia D SESI Cultura, que está levando às escolas a peça de teatro Um Ser Tão Sonhador, que mostra como a arte pode transformar o mundo.
O espetáculo já foi apresentado a estudantes de Tubarão, Criciúma, Florianópolis, São José e São Bento do Sul; e até agosto passará por Blumenau, Rio do Sul, Lages, Concórdia, Videira, Chapecó e São Miguel do Oeste.
MULTIMÍDIA
Outro destaque é a distribuição, a partir de setembro, de kits com microfone, caixa de som, luzes e outros equipamentos do gênero para impulsionar atividades artísticas nas escolas.
Carla Saul Garcia Marcelino, gestora cultural do SESI-SC, diz que o objetivo dos projetos em artes é agregar valor ao processo educativo. “Acreditamos que estas atividades são essenciais para uma formação integral, preparando os estudantes para os desafios de um mundo cada vez mais diversificado e interconectado.”
METODOLOGIA
Arte é uma das áreas de conhecimento da metodologia usada na Escola SESI, chamada STEAM. Trata-se de sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.
Nesta abordagem interdisciplinar, os estudantes aplicam tecnologias em projetos que se utilizam da ciência, da matemática, da engenharia e das artes como ferramentas de investigação.
A ampliação das experiências em artes nas Escolas SESI em SC conta com apoio financeiro do programa de cultura do SESI nacional, retomado neste ano para, entre outros motivos, conectar cultura e educação “em sintonia com as demandas da indústria e da sociedade”.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas