Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, são realizadas palestras aos professores e festival de fotografia envolvendo os alunos

Florianópolis, 02.6.2021 – Pensando em ensinar as crianças desde cedo o SESI e SENAI lançam a Escola S Saudável que atuará em três frentes: nutrição, educação ambiental e prática esportiva. Com foco na educação ambiental e em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, a Escola S está com ações para professores e estudantes. Na terça-feira (1) foi realizada a palestra Natureza na Escola: ideias para ampliar as possibilidades de aprendizagem, proferida pela facilitadora de processos de aprendizagem com a Natureza, Rita Mendonça.

“Nossa Escola S valoriza o indivíduo e, principalmente, a relação com o outro, além de promover hábitos saudáveis. Precisamos trazer essa discussão sobre educação ambiental e nosso olhar para o tema. Não é a falta de infraestrutura e equipamentos que impedem fazer estratégias diferenciadas com o propósito. Ter a sensibilidade pela causa e o quanto podemos ser agente transformador. Queremos oferecer aos professores enxergar novas possibilidades e reforçar as práticas pedagógicas já existentes sobre o tema”, explica o gerente de educação básica, Thiago Korb. 

De acordo com Rita, todas as escolas podem passar pela transformação para ter mais natureza no seu ambiente. “É importante cada professor visitar toda a escola, onde é preparada a comida, onde está o lixo, com isso, vai conhecer todos os espaços e poderá ver outras possibilidades além da sala de aula. Todo o espaço pode servir de aprendizado, e identificando onde há natureza será possível construir a transição e a cultura de natureza, que envolve toda a comunidade escolar, inclusive as famílias. A interação entre os professores também é importante para um processo de colaboração”, afirma Rita.

Assista a palestra completa aqui

Manual de Orientação da Sociedade Brasileira de Pediatria baixe aqui 

Rita destaca ainda que o mundo da criança é muito encantador e quando observa e é estimulada a observar ela mesma constrói o seu conhecimento, que também é muito válido. “Tem vários movimentos que incentivam e mostram a importância da natureza para a criança, inclusive para sua saúde. Estudiosos perceberam que a criança em contato com a natureza tem desenvolvimento motor muito superior, desenvolvimento emocional importante além do cognitivo. Elas também têm maior capacidade de atenção, criatividade e apropriação da linguagem”.

Para os alunos, o desafio é o Festival de Fotografia, com o objetivo de celebrar a interdependência entre os seres humanos e o meio natural em que vivem. Com o tema Nosso olhar à natureza em tempos de pandemia, a ideia é incentivar as crianças a olharem o meio ambiente a sua volta trazendo a sua visão. “Queremos estimular momentos de observação e reflexão sobre o mundo natural e as relações estabelecidas entre os indivíduos. É importante ter este olhar carinhoso para o meio ambiente e para a natureza, principalmente neste momento de pandemia”, explica o especialista em Educação e coordenador do projeto, João Paulo Mannrich.
Participam do Festival alunos do ensino infantil ao médio, incluindo Educação de Jovens e Adultos e Educação Continuada.

Cada fotografia deve ser inscrita em apenas uma das cinco categorias a seguir:
Categoria 1: turmas de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano).
Categoria 2: turmas dos anos finais do ensino fundamental (6º ano 9º ano).
Categoria 3: turmas do ensino médio e educação de jovens e adultos.
Categoria 4: turmas da educação continuada segmento Kids.
Categoria 5: turmas da educação continuada segmento Teens.

A classificação das imagens será realizada em três etapas:
1a etapa: cada turma da escola é responsável por avaliar as imagens registradas pelos estudantes e selecionar aquela que melhor representa a turma. A imagem, juntamente a um texto de até 250 caracteres, com espaços, falando a seu respeito, deverá ser inscrita para participar da etapa.
2ª etapa: As imagens inscritas serão avaliadas por uma comissão multidisciplinar.
3ª etapa: Voto Júri popular.

O resultado será divulgado no dia 30 de junho. A turma ganhadora em cada categoria receberá brindes.

FIESC e o Meio Ambiente
A preservação do Meio Ambiente está cada vez mais presente no dia a dia de empresas que buscam aprimoramento constante. Não é diferente na FIESC e suas entidades. Além das preocupações em atender as legislações e normas ambientais, um dos fundamentos da indústria 4.0 é a sustentabilidade, ou seja, produzir mais com menor impacto ambiental.

“Este olhar para preservação, com foco em ações sustentáveis farão a diferença não apenas agora. É preciso pensar além, no futuro. Atuamos junto às indústrias, oferecendo serviços que as ajudem a produzir de acordo com os preceitos da sustentabilidade. E não esquecemos da nossa Escola S, que forma cidadãos e profissionais para uma atitude de preservação", destaca o diretor de educação e tecnologia da FIESC, Fabrizio Machado Pereira.
 

Inscreva-se e receba semanalmente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina