Itajaí, 14.02.2022 – Expectativa para conhecer a nova escola e os amigos. Foi assim que Kristen Bassut, de 9 anos de idade, descreveu o primeiro dia de aula na Escola S ao ser recepcionada por um “robozão”.
“Eu estava muito ansiosa para vir e conhecer tudo que vou aprender aqui, os professores e os meus novos amigos. Eu já estou adorando tudo”, disse a estudante que foi acompanhada pelos pais.
Assim como a Kristen, mais de 400 estudantes iniciaram hoje as aulas na Escola S de Itajaí, que atenderá desde a pré-escola, com crianças a partir de 4 anos de idade, ensino fundamental (1º ao 9º ano), ensino médio e educação maker, que vai funcionar no contraturno. Todas as salas e laboratórios foram projetados pensando no bem-estar dos estudantes, assim como os demais ambientes, como refeitório, que estimula os bons hábitos alimentares. A nova estrutura, com cerca de 9 mil metros quadrados, está localizada na avenida Vereador Abrahão João Francisco.
Quem também recepcionou os estudantes, foi o robô humanoide Sebit, que tem auxiliado os docentes em conteúdos de linguagens, língua inglesa, interações socioemocionais, além de despertar o interesse das crianças por programação, tecnologia, matemática e ciências, unindo teoria à prática. O recurso é utilizado na educação infantil e no ensino fundamental.
E a turma do Benjamin Reis, que tem 5 anos de idade, foi a primeira a conhecer o Sebit. Os estudantes cantaram, dançaram e interagiram com o robô. Para os pais do menino, a intenção é ver o desenvolvimento do filho. “Nossa expectativa é a melhor possível, por tudo que ouvimos. Queremos ver nosso filho crescer aqui dentro e ter uma formação profissional”, contaram os pais Janaina e Hamilton Reis.
As irmãs Julia Antonella Feliciano, de 13 anos, e Lorena Lopes, 7 anos, chegaram na Escola S acompanhadas pela mãe, que descreveu o início das aulas como “tudo novo para as meninas que estavam acostumadas com o ensino de outra escola e agora terão a oportunidade de conhecer novas tecnologias e se preparar para o futuro”.
Entre os diferenciais da Escola S estão os espaços STEAM, com equipamentos e infraestrutura completa para o desenvolvimento de projetos “mão na massa” que estimulam a criatividade; o incentivo à adoção de hábitos saudáveis, com o despertar da consciência para os cuidados com a saúde e com o meio ambiente; os torneios de robótica, parceria com a FIRST e F1 in Schools para o desenvolvimento de projetos inovadores para a resolução de problemas cotidianos; programa bilíngue no ensino médio, com imersão para aprendizado de uma segunda língua; suporte ao ENEM, por meio de atividades realizadas em carga horária extra e oficinas gratuitas; parcerias internacionais, que facilitam o ingresso de alunos formados na Escola S; entre outras.
Com informações da Midia Press