Roteiros foram escolhidos por estudantes do ensino médio de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis e Lages; primeiro circuito ocorre na próxima quarta-feira (8), em Criciúma 


Serviço:
Caminhada Cultural da Escola S

Tour por pontos históricos e turísticos
Gratuito para a comunidade

🔹 8 de junho, em Criciúma (Centro Cultural Jorge Zanatta, no Centro)
🔹 14 de junho, em Lages (Catedral, no Centro)
🔹 15 de junho, em Chapecó (Parque das Palmeiras)
🔹 20 de junho, em Blumenau (Centro histórico)
🔹 21 de junho, em Florianópolis (Lagoa da Conceição)
(em todas as cidades, o ponto de encontro é a Escola S e as datas podem sofrer alteração em caso de mau tempo)

Florianópolis, 2.06.2022 – A Escola S, rede de educação básica da FIESC integrada por SESI e por SENAI, dá início no dia 8 de junho aos circuitos do programa Patrimônio na Escola. A iniciativa, que tem parceria com o Guia Manezinho, é pioneira no estado e consiste em promover caminhadas culturais conduzidas pelos próprios estudantes do ensino médio da rede. O primeiro roteiro é em Criciúma (sujeito à alteração em caso de tempo chuvoso). 

De acordo com Thiago Korb, gerente de educação básica e profissional do SESI e do SENAI, a proposta é inovadora e tem como principal objetivo ampliar o conhecimento cultural dos estudantes em relação às comunidades onde vivem. “Capacitamos os docentes da Escola S e, ao final, cada um desenvolveu uma proposta de caminhada cultural com base nos conhecimentos históricos e culturais da própria região. Na sequência, os estudantes foram inseridos no projeto e atuaram na criação de um e-book com os roteiros pré-definidos”, explica. 

Fábio Will, historiador e coordenador do projeto na Escola S, ressalta que a iniciativa busca aumentar o senso de pertencimento dos alunos nas comunidades. “Quando a gente entende a história de um determinado lugar, nos tornamos mais ativos e também mais críticos na defesa da memória. Há muitas histórias a serem contadas”, comenta o historiador.

Além de Criciúma, que vai abordar a 'trajetória do carvão', o projeto contempla roteiros a serem percorridos em Lages (14 de junho), com lendas locais; Chapecó (15 de junho), que vai contar a miscigenação da formação da cidade a partir do século 20; Blumenau (20 de junho), que vai explorar o centro histórico; e Florianópolis (21 de junho), com roteiro a ser cumprido na Lagoa da Conceição.
  
Confira:
🔹 Criciúma - Criciúma passado e presente: Caminhos da Memória do Carvão

1º de junho. Das 9h às 12h.
Contato: Prof. Diogo: (48) 9662-2710.

🔹 Lages - Do Conto ao Ponto
14 de junho. Das 8h30 às 12h.
Contato: Prof. Edenir. (49) 99147-2565.

🔹 Chapecó - Encontro das Tribos
15 de junho. Das 9h às 11h30.
Contato: Prof. Cristiomar (49) 99167-5559.

🔹 Blumenau - Descubra o Centro Histórico
20 de junho. Das 9h às 11h.
Contato: Profa. Tairine: (47) 99613-4511

🔹 Florianópolis - Encantos da Lagoa
21 de junho. Das 9h às 15h.
Contato: Prof. Lucas (54) 99947-1285

 

Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC

Inscreva-se e receba semanalmente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina