Ação encerra o projeto Patrimônio na Escola que coloca os alunos em contato com a pesquisa histórica e com curiosidades sobre as cidades onde vivem

Blumenau, 11.07.2022 - A Escola S de Blumenau, rede de educação básica do SESI e do SENAI, realizou nesta segunda-feira (11) a última edição do projeto Patrimônio na Escola. A iniciativa é uma parceria com o Guia Manezinho, ação pioneira no estado, e consiste em promover caminhadas culturais conduzidas pelos próprios estudantes do ensino médio da rede. 

Em Blumenau, o projeto foi desenvolvido com o apoio das professoras de ciências humanas Tairine Lopes e Ana Carla Zultanski e toda a pesquisa histórica foi elaborada pelos estudantes. 

A caminhada aconteceu na região do Centro Histórico de Blumenau e foi orientada por Rodrigo Stüpp, guia turístico e coordenador do projeto Guia Manezinho, de Florianópolis. Na pesquisa histórica, os estudantes contemplaram diversos pontos, como comportamento e até mesmo os trajes utilizados em determinada época - alguns, inclusive, fizeram a caminhada trajados de personagens históricos, como o Dr. Hermann Blumenau. 

O passeio pelo Centro Histórico teve a participação da professora historiadora e diretora do Patrimônio Histórico-Museológico de Blumenau, Sueli Petry, que falou sobre a importância do patrimônio histórico e cultural da cidade;  e do secretário de Cultura e Relações Institucionais de Blumenau, Rodrigo Ramos, que acompanhou a fala dos estudantes com a história da antiga Prefeitura de Blumenau, prédio no início da Rua XV de Novembro e que atualmente abriga a Secretaria de Cultura.